Presidente da AMRIGS, Alfredo Floro Cantalice Neto, participou da solenidade de abertura do evento e destacou a sua importância do resgate histórico da profissão médica
A Universidade de Caxias do Sul (UCS) recebeu, nos dias 6 e 7 de outubro, a V Jornada Gaúcha de História da Medicina. O presidente da Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS), Alfredo Floro Cantalice Neto, participou da solenidade de abertura do evento e destacou a sua importância, ao valorizar a trajetória da Medicina.
Presidente Alfredo Floro Cantalice Neto na solenidade de abertura do evento
– É gratificante observar que a Jornada reúne palestras, apresentações de trabalhos e reflexões históricas, além de prestar uma justa homenagem ao professor Rubens Mário Garcia Maciel, mestre de várias gerações de médicos gaúchos e impulsionador de uma medicina ética e baseada em preceitos científicos modernos. Fundamental, também, a presença cada vez maior de jovens estudantes preocupados em se inserirem neste resgate histórico – afirmou o presidente da AMRIGS.
Na quinta-feira, além da abertura, foi realizada a palestra “A História da Semiologia: dos tempos hipocráticos à contemporaneidade”, ministrada pelo vice-presidente da Academia Nacional de Medicina, José Galvão Alves.
A programação de sexta-feira teve as palestras “A história das doenças a partir da obra de Le Goff”, com a historiadora da UCS, Luíza Iotti, às 9h, e “A Família Ramos e a Universidade de Caxias do Sul”, apresentada pelo acadêmico do Curso de Medicina da UCS, Rodolfo Ramos, às 10h30min, além da apresentação de temas livres. Houve, também, a entrega do Prêmio Professor Rubens Maciel de História da Medicina está marcada para às 19h.
O evento é uma promoção da Associação Gaúcha de História da Medicina e Universidade de Caxias do Sul, com apoio da AMRIGS.