Um livro de Videocirurgia para fomentar a ciência médica e a cultura

Notícias

Categoria:

Compartilhar:

publicada em

Um livro de Videocirurgia para fomentar a ciência médica e a cultura

Atividade virtual reuniu corpo docente de três dos principais cursos de pós-graduação em cirurgia minimamente invasiva do país

 

No dia 13 de abril ocorreu o lançamento virtual do livro “Princípios Fundamentais da Videocirurgia. Por meio de uma parceria com a Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS), o projeto foi desenvolvido ao longo de muitos anos pelo corpo docente de três dos principais cursos de pós-graduação em cirurgia minimamente invasiva do país, a Faculdade de Ciências da Saúde do Hospital Moinhos de Vento (Porto Alegre/RS), a Universidade Positivo/Instituto Jacques Perissat (Curitiba/PR) e a IPEMED-UNICETREX (Brasília/DF). A atividade faz parte de um novo serviço oferecido pela AMRIGS, de apoiar publicações na área médica para promover e difundir conhecimento.

“Nesta gestão pretendemos fomentar a ciência médica, a cultura e colaborar com importantes estudos dos nossos colegas e que precisam ser difundidos. E nada mais justo que promover um evento de lançamento de uma obra organizada por renomados cirurgiões e de grande importância, especialmente do ponto de vista científico”, comentou o presidente da AMRIGS, Dr. Gerson Junqueira Jr.

Com o objetivo de contribuir para que o cirurgião em treinamento compreenda melhor os conceitos que norteiam os procedimentos minimamente invasivos, a obra preenche uma lacuna educacional originada da pequena quantidade de publicações centradas nos conceitos básicos da Videocirurgia e serve como referência para ensino e treinamento em procedimentos minimamente invasivos. Traz como autores cirurgiões e professores com grande experiência assistencial e pedagógica no ensino da cirurgia e conta com a coordenação do Dr. Miguel Prestes Nácul e Dr. Eduardo Aimoré Bonin. Conforme explica Nácul, a publicação será disponibilizada para a base dos Cursos de Pós-Graduação em Cirurgia Minimamente Invasiva das faculdades envolvidas.

“Vem da antiguidade o interesse em investigar as cavidades naturais e o interior do corpo humano e o advento da câmera foi fundamental na evolução da laparoscopia, pois trouxe uma nova forma de operar e representou uma quebra de paradigmas. Este livro é um compilado de aulas que tam a finalidade multidisciplinar para novos alunos, pois a cirurgia minimamente invasiva é um campo fértil para inovações e pesquisas, conhecimento e novas perspectivas”, destacou.

Durante o lançamento, a equipe do livro foi apresentada e participou de um breve debate sobre o ensino da Videocirurgia no Brasil, situação atual e perspectivas. A publicação conta com as contribuições dos doutores Elias Couto Filho, Marcelo Loureiro, Oly Campos Corleta, Artur Pacheco Seabra, Leandro Totti Cavazzola, Gustavo Carvalho e Marco Cezario de Melo.

“Uma das maiores dificuldades que enfrentamos está na difusão cultural, pois as universidades não possuem suporte para o devido apoio e os colegas são reféns do aprendizado. A tecnologia precisa ser massificada, mais acessível e o apoio da sociedade médica é muito importante para chegarmos até os colegas mais longínquos do país para terem acesso a esse conhecimento”, afirmou um dos participantes, Dr. Elias Couto Filho.

O trabalho de apoio da AMRIGS contemplou suporte na revisão do livro, projeto gráfico, registro ISBN, ficha catalográfica e organização de live de lançamento e hospedagem da obra no site da instituição. Mais informações podem ser obtidas através do e-mail publicacoes@amrigs.org.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira outras notícias

plugins premium WordPress