Tradição e qualidade da Prova AMB/AMRIGS são destaque em apresentação para Federadas

Notícias

Categoria:

Compartilhar:

publicada em

Tradição e qualidade da Prova AMB/AMRIGS são destaque em apresentação para Federadas

O processo e o desenvolvimento da Prova AMB/AMRIGS foram apresentados a representantes de nove Federadas da Associação Médica Brasileira (AMB) em reunião híbrida na sede da Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS), na noite desta segunda-feira (20/03).

Realizada há mais de 50 anos, a Prova AMB/AMRIGS é um processo seletivo para ingresso em Programas de Residência Médica. Ela avalia o conhecimento médico em duas modalidades de exame. A primeira é o acesso direto, que versa sobre as cinco grandes áreas de conhecimento da Medicina: clínica médica, cirurgia geral, ginecologia e obstetrícia, pediatria e saúde da família. A segunda serve como seleção para PRM’s que exigem pré-requisito. É o caso do candidato que fez uma residência e deseja a subespecialidade.

A exposição, conduzida pelo coordenador da avaliação, Dr. Antonio Weston, destacou a tradição e a qualidade técnica/pedagógica do processo seletivo, além do histórico de crescimento da prova, aplicada hoje em seis estados: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro e Rondônia.

“A banca organizadora da Prova AMB/AMRIGS possui uma formação plural e qualificada, com participação de representantes de diferentes faculdades de Medicina. Tal pluralidade permite uniformidade e contempla singularidades de todas as regiões e modelos de ensino, de modo que a característica da prova reflita, de maneira mais adequada, o perfil da formação dos médicos”, ressaltou Dr. Weston.

O vice-presidente da AMRIGS, Dr. Paulo Morassutti, também enfatizou o compromisso da entidade médica, com transparência e honestidade durante todo o processo.

O médico César Eduardo Fernandes, presidente da AMB, agradeceu a presença de todos e evidenciou os esforços conjuntos das instituições para qualificação da medicina no Brasil. As entidades nacional e gaúcha, que levam o nome da prova, salientaram a importância de ser adotada uma avaliação nacional, em todos os estados, com a adesão de mais Federadas.

Fonte: Ana Carolina Lopes/ASCOM AMRIGS
Fotos: Gracielle Balsan/ASCOM AMRIGS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira outras notícias

plugins premium WordPress