Notícias

Categoria:

Compartilhar:

publicada em

Solenidade na AMRIGS celebra avanços da Homeopatia gaúcha e homenageia médicos que se destacaram na especialidade

Evento da Sociedade Gaúcha de Homeopatia prestou reconhecimento a sócios da entidade

A entrega da Comenda Dr. David Castro, promovida pela Sociedade Gaúcha de Homeopatia (SGH) e realizada na sede da Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS), na noite de sábado, 05 de outubro, resgatou a trajetória da especialidade criada pelo médico alemão Samuel Hahnemann em 1796, baseada no princípio similia similibus curantur (o semelhante cura o semelhante). O presidente da AMRIGS, Dr. Gerson Junqueira Jr., prestigiou o encontro, destacando a importância de homenagear aqueles que se dedicam a diferentes áreas da Medicina.

“Gostaria de enaltecer e parabenizar todos os homenageados. É sempre muito gratificante ver o merecido reconhecimento pelo trabalho incansável que cada um desempenha ao longo de suas carreiras e pela dedicação à Homeopatia”, afirmou.

O médico cirurgião também ressaltou o importante papel da AMRIGS durante a recente tragédia das enchentes no RS.

“Enfrentamos momentos extremamente desafiadores, que exigiram uma verdadeira operação de guerra. Gostaria de expressar nossa profunda gratidão a todos os médicos voluntários, profissionais de saúde, farmacêuticos, enfermeiros e demais colaboradores que se uniram a nós. E não foi apenas no Rio Grande do Sul; recebemos apoio de voluntários de todo o Brasil. Graças a esse esforço conjunto, conseguimos elevar a AMRIGS a um patamar de atuação que nunca havia sido alcançado. Assumir uma posição de liderança, especialmente em uma entidade tão relevante, traz consigo a responsabilidade de conduzir ações em momentos de crise, como as enchentes que enfrentamos. E foi isso que fizemos, com muito orgulho e empenho”, acrescentou.

A cerimônia prestou homenagem ao trabalho dos médicos Benhur Cassol Dallaporta, Ângela Augusta Lanner Vieira, Universina Nunes de Oliveira Ramos e Érico Dorneles, todos com décadas de dedicação à Homeopatia. Eles receberam a Comenda Dr. David Castro, uma das mais importantes honrarias da instituição. Durante o evento, também foi realizado o jubilamento das médicas Ângela Augusta, Universina e de Dr. Érico.

História

A solenidade foi seguida pela palestra “Hahnemann em Köthen”, apresentada pela Dra. Magda Bertoncello que revisitou a trajetória de Christian Friedrich Samuel Hahnemann, fundador da Homeopatia. A apresentação destacou suas contribuições pioneiras, como a publicação do ensaio “Um novo método para averiguar os princípios curativos das drogas”, em 1796, que estabeleceu as bases da prática homeopática. A palestra também abordou o período em que Hahnemann se estabeleceu em Köthen, na Alemanha, onde recebeu autorização para fabricar medicamentos e onde publicou sua obra final, “Doenças crônicas: sua natureza e tratamento homeopático”, em 1828.

Fonte: Marcelo Matusiak
Fotos: Marcelo Matusiak

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira outras notícias

plugins premium WordPress