Priorizando a saúde das mulheres, o Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Sul (CREMERS) promoveu na tarde desta segunda-feira, 27 de novembro, o 2° Fórum Saúde Mulher. O intuito do evento foi debater formas para o estabelecimento de novas diretrizes que possam resultar na redução da mortalidade por câncer de mama no Brasil.
O presidente da Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS), Dr. Gerson Junqueira Jr., esteve presente no fórum representando a entidade, que foi uma das apoiadoras da ação, juntamente com a Sociedade Brasileira de Mastologia e também com a Regional RS (SBM-RS). Além disso, prestigiou os debates provocados pelas autoridades convidadas a falar.
Foram alguns dos temas abordados no fórum: “Lei da reconstrução imediata da mama e a mama contralateral: como universalizar?”, “Lei dos 60 dias. É justa? É possível? É necessária? Como conseguir?”, “Exames com responsabilidade e qualidade à disposição (vincular ao CPF para resultado e não “pedalar”)”, “Acesso direto ao mastologista em todos casos de alteração nas mamas, sem necessidade da burocracia de regulação”.
Este encontro marca o início da elaboração da “Carta de Porto Alegre”, documento que será produzido por profissionais de diversas áreas, contemplando uma série de sugestões de enfrentamento das altas taxas de mortalidade.
O lançamento da carta será feito oficialmente no XXVI Congresso Brasileiro de Mastologia, que acontecerá em abril de 2024, na capital gaúcha.
Fonte e foto: Thainá Borelli | ASCOM AMRIGS
Inscreva-se no formulário ao lado e receba novidades sobre eventos, notícias e muito mais!
Telefone: (51) 3014-2001
E-mail: amrigs@amrigs.org.br
Av. Ipiranga, 5311 - Porto Alegre/RS
CEP: 90610-001
©2024 - AMRIGS - Associação Médica do Rio Grande do Sul. Todos os direitos reservados.