Secretaria da Saúde planeja novas ações para a Saúde da Mulher

Notícias

Categoria:

Compartilhar:

publicada em

Secretaria da Saúde planeja novas ações para a Saúde da Mulher

Dentro da Politica Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher, a Secretaria Estadual da Saúde (SES) está definindo estratégias do Estado para o combate ao câncer de mama e de colo uterino, bem como para a criação de protocolos para as ações de reprodução humana assistida e tratamento da infertilidade, através do Sistema Único de Saúde (SUS). As estratégias serão definidas por intermédio de grupos de trabalhos. De acordo com o coordenador da Seção da Saúde da Mulher da SES/RS, Fernando Anschau, estas ações vão integrar a linha de cuidado da mulher (fluxo do processo de atendimento da usuária), ampliando assim a discussão iniciada pela Rede Cegonha.

Na terça-feira (24), foi realizada uma reunião com representantes do Hospital de Clínicas de Porto Alegre e do Hospital Fêmina, do Grupo Hospitalar Conceição, para tratar da formação de um grupo de trabalho que vai traçar os protocolos dos serviços de reprodução humana e infertilidade. A ideia é ampliar as ações para todo o Estado, contando com a parceria das duas instituições, sendo que uma delas, o Centro do Hospital de Clínicas atua nesta área desde 1991.

Já o grupo de trabalho, voltado para o combate ao câncer de mama, formado pela SES, Imama, Liga Feminina de Combate ao Câncer, Ministério Público, entre outros, estará reunido em Porto Alegre nesta quinta-feira (26). O objetivo é organizar e preparar ações na promoção, prevenção e diagnóstico precoce da doença. Outra ação, da SES/RS, que está sendo articulada é a formação de um grupo de trabalho no combate ao câncer de colo uterino, que também estará atuando na organização de ações para a promoção e prevenção deste tipo de câncer.

A estratégia da construção de linhas de cuidado vem auxiliando o trabalho em prol da promoção, prevenção e detecção precoce dos agravos à saúde da mulher gaúcha e promovendo ações que garantam a instituição de tecnologias capazes de ampliar o tratamento de cada situação encontrada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira outras notícias

plugins premium WordPress