Saúde Integral é tema do Projeto Amparo

Categoria:

Compartilhar:

publicada em

Saúde Integral é tema do Projeto Amparo

A Associação Médica do Rio Grande do Sul realizou nesta segunda-feira, dia 11 de agosto, mais uma reunião do Projeto Amparo. O tema do encontro foi “A construção da saúde integral e mudança do paradigma da doença para o paradigma da saúde”, tendo como palestrante o Dr. Uronal José Zancan. Ele é formado em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e especializado em Ortopedia, Traumatologia e Medicina do Esporte. 
Com uma apresentação bastante dinâmica, Dr. Uronal explicou e exemplificou como viver é, na verdade, buscar a saúde integral. Em sua fala, ele desmentiu várias frases do cotidiano, como “As mulheres engordam na menopausa” ou “Morrerei antes dos 100 anos”, dizendo que cada caso é um caso, e que nossa saúde depende apenas de nós mesmos. “Nós mesmos criamos a doença”, afirmou. 
Segundo Dr. Uronal, a doença em si não existe. O que existe é “perda de saúde”. Quanto mais saúde, menos doença. De forma interativa, apresentou também uma reflexão sobre sacrífico X sofrimento. O primeiro demonstra a ação, a causa. E o segundo é a consequência desta ação. 
O projeto
A AMRIGS, através do Projeto Amparo, realiza encontros mensalmente (nas segundas segundas-feiras) com os associados que acumularam bagagem profissional e cultural ao longo do tempo e que podem compartilhar essas experiências com os demais interessados. O Dr. Varo Duarte é o coordenador do Projeto e tem como secretária Núbia Barcellos, que articula o processo de organização das palestras.  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira outras notícias

plugins premium WordPress