Categoria:

Compartilhar:

publicada em

Saúde imuniza mais de 20 mil pessoas no Dia D da vacinação em Porto Alegre

O Dia D de vacinação contra a gripe imunizou em Porto Alegre cerca de 20 mil pessoas neste sábado, 12. Os dados do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações (SIPNI) são parciais e ainda estão sujeitos a revisão. Estão registradas no SIPNI 269.235 doses da vacina, desde o início da campanha nacional, em final de abril. Esse número corresponde aos grupos prioritários, professores, pessoas com comorbidades, presos, funcionários do sistema prisional e adolescentes cumprindo medidas socioeducativas. O vacinômetro do Ministério, que contabiliza apenas as doses feitas em grupos de risco, indica 54,2% da meta atingida até o momento. 
O secretário municipal de Saúde, Erno Harzheim, destacou que 75% das unidades de saúde participaram do Dia D, neste sábado, e que a campanha segue até 1º de junho, em 140 postos da cidade. “A vacinação contra a influenza está muito presente nas pessoas de mais idade, por isso, desde o início da campanha, temos uma procura grande por esse público. No dia D, notamos que conseguimos vacinar um bom número de crianças de seis meses até 5 anos, que estão no grupo prioritário, já que o sábado facilita para que os pais possam trazer seus filhos”, afirmou. Para o secretário, a vacina contra influenza tem uma aceitação cada vez maior, mas lembrou que a imunização previne a gripe, e não o resfriado, comum nesta época do ano em função do inverno.
O projeto Prefeitura nos Bairros montou uma estratégia especial para as pessoas com dificuldade de locomoção. Um posto avançado de vacinação aguardou quem chegava à rua Jerônimo de Ornelas com a Inácio Montanha, no bairro Santana. Maria Batista, de 85 anos, foi uma das pessoas que não precisou sair do táxi para receber a vacina.  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira outras notícias

plugins premium WordPress