Saúde atualiza números da fila de espera por consultas e exames em Porto Alegre

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Saúde atualiza números da fila de espera por consultas e exames em Porto Alegre

Seguindo a política de transparência adotada desde o início deste ano, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) divulgou nesta segunda-feira, 3, os números referentes às listas de pacientes em espera por exames e consultas especializadas, com última aferição no início de março. Os dados estão disponíveis na aba Transparência do site da SMS. A lista de exames mostra, conforme previsto, agravamento na fila de ecografias e de ressonâncias magnéticas, decorrente de período com redução de exames ofertados por prestadoras conveniadas. Após a regularização contratual já realizada e com início breve de atividades, será ofertado incremento mensal de mais de 5 mil ecografias, mais de mil mamografias e de 350 densitometrias, reduzindo em parte a situação apresentada.
Prioridade do agendamento de exames ocorrerá a partir de critérios clínicos
A partir de abril, será iniciada a utilização de critérios clínicos para priorização do agendamento de exames. A primeira iniciativa será feita inicialmente com a densitometria óssea, exame indicado para mulheres a partir dos 65 anos de idade e que deve ser realizado em idade inferior e em homens apenas mediante presença de doenças como artrite reumatóide ou de fatores de risco individuais. Solicitações feitas para idades inferiores a 65 anos serão avaliadas e reguladas conforme prioridade clínica.
Já no caso das consultas, o novo dado divulgado é o número de pacientes aguardando consultas em especialidades odontológicas. Em início de março eram 4.830 pacientes em fila de espera, demonstrando necessidade de ampliação nessa área de serviços.
Desde a implantação do Sistema de Gerenciamento de Consultas (Gercon), o tempo médio de espera dos pacientes com prioridade alta ou muito alta é de cerca de 52 dias, sendo um objetivo da atual gestão da Secretaria de Saúde a realização desse tipo de consulta em prazo inferior a 30 dias. Para isso, serão intensificadas estratégias como a do aplicativo de apoio diagnóstico e terapêutico de lesões dermatológicas lançado pelo TelessaúdeRS-Ufrgs em fevereiro, por meio do qual, em comparação à primeira lista divulgada, houve redução de cerca de 30% no volume mensal de encaminhamentos à Dermatologia, evidenciando a resolutividade potencial dos serviços de Atenção Primária à Saúde.
A Secretaria Municipal de Saúde usará estratégias estruturantes para lidar com a lista de espera, a fim de que as soluções apresentadas sejam sustentáveis e causem impacto perene sobre a redução do tempo de espera. Essas soluções são o aumento de oferta de exames e consultas, a melhoria do processo de regulação, com adoção de protocolos baseados na melhor evidência científica disponível, e uso de tecnologias de telessaúde e telemedicina.

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