RS receberá uma unidade do Centro de Referência para assistência à pessoa com deficiência

Notícias

Categoria:

Compartilhar:

publicada em

RS receberá uma unidade do Centro de Referência para assistência à pessoa com deficiência

A Rede pública de Reabilitação para a Pessoa com Deficiência no RS receberá, em 2012, uma unidade do Centro de Referência (CER). O anúncio foi feito na quinta-feira passada (17), pela presidente Dilma, durante o lançamento do Plano para Pessoas com Deficiência "Viver Sem Limite", no Salão Nobre do Planalto, em Brasília. Além disso, serão implantadas 25 Unidades Integradas de Reabilitação (UNIR) em todo o país e, até 2014, estão previstas outras unidades CER e UNIR com base nos parâmetros populacionais, para ações de prevenção e reabilitação. Participaram do evento a coordenadora do Seção de Saúde da Pessoa com Deficiência, da Secretaria Estadual da Saúde, Scheila Lima, além de duas técnicas. 

O Estado disponibiliza para o atendimento à pessoa com dieficiência nove serviços habilitados para Reabilitação Auditiva, nove para Reabilitação Física, dois serviços para a Visual, 60 locais de atendimento para reabilitação intelectual e autismo e atendimento aos estomizados e incontinentes urinários. Por esta assistência, o Estado é considerado uma das referências no país para órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção – OPM, onde estão incluídos dispositivos como cadeiras de rodas, próteses de membro inferior e superior, aparelhos auditivos, próteses oculares, lupas e coletores facais e urinários.

A Rede de Atenção à Saúde Pessoa com Deficiência do SUS, programa estruturado pelo Ministério da Saúde, é um conjunto de serviços, ações e estratégias de saúde com o objetivo de garantir a assistência integral a toda população que necessita deste tipo de atendimento no Brasil. É composta por diversos serviços especializados em deficiência física, visual, auditiva e intelectual, oficinas ortopédicas, unidades básicas de saúde e hospitais, voltados para o enfrentamento de problemas das pessoas com deficiência, além da qualificação dos serviços já existentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira outras notícias

plugins premium WordPress