Revista Científica da AMRIGS passará por modernização e processo de internacionalização

Notícias

Categoria:

Compartilhar:

publicada em

Revista Científica da AMRIGS passará por modernização e processo de internacionalização

Novo editor-chefe da publicação, Flávio Milman Shansis, comanda reorganização dos processos e anuncia novidades

Fundada em 1957, e uma das publicações médicas mais tradicionais do Rio Grande do Sul, a Revista Científica da Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS) vive um momento de mudanças e atualizações em seus processos. Assumindo como novo editor-chefe da publicação, Flávio Milman Shansis, afirma que a meta para o periódico é expandir a sua atuação em busca da internacionalização das publicações e de novas indexações para a Revista. 

“O momento é de transição. Iremos passar por uma modernização em nossos processos e contamos com apoio de toda a diretoria da AMRIGS, que auxiliou na ampliação da equipe. Teremos uma mudança completa e positiva. Nossa busca é por um órgão científico que representa a Medicina e todas as áreas afins do Rio Grande do Sul”, explicou Flávio, que é psiquiatra, foi editor-chefe da antiga Revista da Psiquiatria do Rio Grande do Sul (atual Trends in Psychiatry and Psychoterapy) durante 5 anos, e é professor do curso de Graduação em Medicina e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas da Universidade do Vale do Taquari (Univates). 

Entre as mudanças do projeto, constam a adoção do modelo de publicação contínua, para ter mais agilidade nas publicações e da emissão de DOI, o principal sistema de identificação de objetos digitais, para todos os artigos.

“É um trabalho que estamos realizando desde o ano passado, com várias reuniões de planejamento e execução. Temos o plano de, em um ano, publicar todos os artigos que já temos aprovados em nosso banco”, resumiu. “Os efeitos serão sentidos pela comunidade científica e brasileira já nos próximos meses”, projetou.

Shansis revela um objetivo ainda mais ousado, mas que garante ver plenas condições de alcançar o Plano 2032. 

“Nossa ideia é, nos próximos 10 anos, termos uma revista internacional, com alcance mundial e isso passa pelos nossos esforços neste período de transição. Estamos em busca de mais qualidade nos artigos publicados, visando artigos originais com intervenções e controlados, e revisões sistemáticas. Não publicaremos mais artigos originais que apenas sejam de perfil de uma amostra com delineamento transversal, nem revisões não-sistemáticas, tão pouco serão publicados relatos de casos na nova fase da Revista a partir de 2023 “, disse pontuando alguns dos novos critérios para aprovação de artigos.

Flávio Milman Shansis assumiu oficialmente como novo editor-chefe da Revista Científica da AMRIGS em março de 2022. Desde então, o trabalho para publicação de todo o banco de dados foi iniciado. Novos artigos só serão aceitos após a finalização deste processo. 

Acesse o último volume da Revista Científica da AMRIGS (65-3 de 2021) aqui.

Fonte: Vítor Figueiró

Foto: Divulgação AMRIGS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira outras notícias

plugins premium WordPress