Notícias

Categoria:

Compartilhar:

publicada em

Representantes do Ministério da Saúde e da OPAS/OMS visitam o Centro de Simulação e Treinamento da AMRIGS

Parcerias entre as instituições estão sendo construídas para promover a disseminação de boas práticas em saúde e contribuir para a formação de profissionais mais preparados e qualificados

Representantes do Ministério da Saúde e da Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) estiveram no Centro de Simulação e Treinamento da Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS) nesta sexta-feira (28/04) para conhecer suas instalações e discutir possíveis parcerias na área da saúde.

O novo espaço da AMRIGS é um ambiente de treinamento e capacitação para profissionais da saúde, que utiliza tecnologias avançadas de simulação para reproduzir situações clínicas reais. Com salas munidas de manequins eletrônicos, equipamentos médicos de última geração e sistemas de áudio e vídeo, os participantes podem praticar e aprimorar suas habilidades em um local seguro e controlado.

Durante a visita, os representantes do Ministério da Saúde e da OPAS/OMS destacaram o diferencial do Centro de Simulação e Treinamento AMRIGS e a importância de investir em exercícios e qualificações para melhorar a qualidade do atendimento em saúde.

“Temos dois grandes projetos em andamento. Um deles visa promover a capacitação e o treinamento nos espaços aqui existentes. A intenção é capacitar todos os profissionais do SAMU do estado do Rio Grande do Sul. Além disso, queremos desenvolver ainda esse ano equipes de tele consultoria envolvendo pediatria, neurologia e saúde mental. O espaço da AMRIGS é ideal para isso” afirmou o diretor do Departamento de Regulação Estadual, Eduardo Elsade.

O grupo foi conduzido pelo vice-presidente da Associação Médica do Rio Grande do Sul, Dr. Paulo Morassutti, que falou sobre a estrutura atual da entidade.

Também acompanharam a visita a diretora adjunta do Departamento de Regulação Estadual, Laura Sarti de Oliveira; o consultor técnico da Coordenação Geral de Regulação e Avaliação/DRAC/SAES/Ministério da Saúde, Jozinelio Severino Teixeira; a consultora nacional – Coordenação de Sistemas e Serviço de Saúde e Capacidades Humanas – OPAS/OMS, Claudilene Sousa Fortaleza; e a analista de Projetos na Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos (Finatec), Leila Rodrigues.

Fonte: Marcelo Matusiak
Fotos: Ana Carolina Lopes e Marcelo Matusiak

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira outras notícias

plugins premium WordPress