Palestra da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia do RS, realizada no Museu do Comando Militar do Sul, alertou para importância de hábitos saudáveis de vida desde cedo
O envelhecimento é um processo gradual e heterogêneo, mas o estilo de vida de cada um é decisivo nesse processo. O alerta foi feito durante a Caravana AMRIGS realizada em Porto Alegre (RS), na manhã desta sexta-feira (21/10). O evento, promovido pela Associação Médica do Rio Grande do Sul, contou com a palestra “O que acontece no envelhecimento e como lidamos com ele” ministrada pela presidente da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia do RS, Berenice Werle.
Caravana AMRIGS (Marcelo Matusiak)
– Os fatores genéticos cumprem um papel importante na saúde, mas estudos mostram que o impacto de como cada um vive já é maior do que se imaginava. Com o tempo, os fatores ambientais que incluem dieta hipercalórica, tabagismo, vida sedentária, estresse excessivo, falta de lazer e falta de apoio social, provocam um impacto ainda maior do que os fatores genéticos – disse.
Vida saudável garante um envelhecimento com mais qualidade de vida (Marcelo Matusiak)
Na prática, a recomendação é que a população não use os fatores genéticos como desculpa para se acomodar, achando que se um familiar tem determinada doença, por exemplo, necessariamente filhos e netos também herdarão as mesmas características, ou seja, é possível reverter essa curva.
A palestra também destacou um aspecto social observado no Brasil, onde a população está envelhecendo antes do país ficar rico, diferente do que foi registrado em países europeus, por exemplo, nos quais a curva de envelhecimento foi muito mais lenta.
Um dos participantes do evento foi o administrador de empresas, integrante do Parceiros Voluntários e que trabalha há 14 anos no Asilo Padre Cacique, Valfrei José Machado, que saiu satisfeito do debate.
– Levar uma vida saudável, que não seja sedentária, me parece o conceito mestre de tudo. Se tivermos consciência disso, vamos longe – afirmou
A iniciativa foi alusiva ao Dia Nacional e Internacional do Idoso, celebrado no início do mês de outubro, e faz parte da campanha, criada pela AMRIGS, Saúde Preventiva: Pratique essa Ideia”. O evento teve o apoio da PanVel. Coordenada pelo diretor de integração, Bernardo Aguiar, a Caravana AMRIGS tem como objetivo difundir conhecimento e promover melhorias na saúde, condições sociais, políticas, organizacionais e econômicas da classe médica e da comunidade em geral.