Projeto do Samu leva conscientização contra trote às escolas

Categoria:

Compartilhar:

publicada em

Projeto do Samu leva conscientização contra trote às escolas

Nesta sexta-feira,2, uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) visitará a Escola Municipal de Ensino Fundamental Timbaúva, na rua Seis, s/nº, no Bairro Mario Quintana. O objetivo é levar aos alunos do 6º ano, em dois turnos, com inicio às 9h e 13h30, atividades do projeto Samuzinho, que visa conscientizar jovens contra os trotes, um dos maiores problemas deste serviço, e levar noções básicas de primeiros socorros e práticas de prevenção aos pequenos.
Conforme a enfermeira Dinorá Cenci, do Núcleo de Educação Permanente do Samu (NEP), boa parte dos trotes registrados na central de atendimento é aplicada por crianças. Em 2016, das 134.522 ligações feitas para o serviço, 15 mil foram trotes, o que corresponde a 11,18%. Mas esse número já foi maior. Em 2013, ano em que o projeto Samuzinho começou, o percentual chegava a 25,99%. “Explicamos aos alunos como os trotes prejudicam o trabalho das equipes e trazem risco à vida de pessoas em situações reais de emergência”, conta Dinorá.
Aprendizado – Durante a aula, socorristas descrevem a rotina da central que recebe os chamados e mostram que os trotes não só tomam tempo dos atendentes como podem criar situações prejudiciais no atendimento a alguém que precisa de socorro imediato. As atividades começam com conversas a respeito de cuidados com a saúde, atitudes de prevenção a acidentes e as situações em que é preciso chamar o Samu. Na segunda parte da aula, os alunos aprendem técnicas de primeiros socorros, que incluem exercícios de reanimação cardiorrespiratória, com o uso de bonecos especiais para a simulação de emergências.
Samuzinho – O projeto Samuzinho – Samu na Escola foi criado pelo Núcleo de Educação Permanente (NEP) do Samu Porto Alegre para promover ações complementares que, por meio do contato direto com a população, especialmente crianças e adolescentes, estimula a conscientização e ensina como proceder quando é necessário acionar o serviço de emergência. Outras informações e agendamento para as  escolas que desejarem participar da iniciativa podem ser obtidas pelo e-mail nep.samu@sms.prefpoa.com.br ou telefone 51 3289-2539.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira outras notícias

plugins premium WordPress