Profissionais do Instituto Vida Solidária recebem curso de primeiros socorros

Notícias

Categoria:

Compartilhar:

publicada em

Profissionais do Instituto Vida Solidária recebem curso de primeiros socorros

O preparatório foi ministrado por alunas do Centro Universitário Metodista (IPA).

Na última semana, dia 31 de maio, os profissionais do Instituto Vida Solidária (IVS) e os professores da Escola de Educação Infantil Nossa Senhora Aparecida, localizada na Vila São Pedro, em Porto Alegre, participaram de um curso preparatório de primeiros socorros ministrado por alunas da faculdade de enfermagem do Centro Universitário Metodista (IPA).

O projeto foi iniciado em março de 2023 pelo IPA, pensando em orientar trabalhadores de diversas áreas para que se sintam aptos a garantir cuidado aos seus familiares e pessoas do seu convívio. 

Dentre os tópicos abordados, os principais foram telefones de contato para emergências com suas respectivas funções, e demonstrações técnicas de primeiros socorros que podem ser realizadas em casos de acidentes.

O principal benefício de garantir o ensino de primeiros socorros é assegurar uma melhor assistência em situações de emergência. Para a coordenadora do IVS, Carmem Reis, estar preparado é uma necessidade, já que acidentes podem ocorrer a qualquer momento, e ter pessoas capacitadas dentro de instituições ou escolas pode ser a diferença entre salvar ou não uma vida.

“O esperado é essa tranquilidade de termos trabalhadores preparados para uma emergência, e que consigam dar suporte até a chegada de um médico”.

A coordenadora pedagógica do IVS, Paola Ambieda, que também participou do curso e trabalha diretamente com crianças e adolescentes, destaca: “O conhecimento e a aplicação correta das manobras de primeiros socorros podem salvar a vida das crianças em caso de engasgo, asfixia e quedas principalmente em âmbito domiciliar e escolar”. 

Paola também salienta a importância de ter sempre cartazes e folders em vista nesses ambientes, para o fácil acesso e aprendizado das informações. 

Além do interesse dos profissionais envolvidos, Anne Cardozo, uma das ministrantes do curso preparatório, frisou a curiosidade, o engajamento e o carinho ao ser recebida por parte das crianças que estavam presentes.

“Foi perceptível o interesse das crianças, que demonstraram curiosidade sobre o assunto e envolvimento nas atividades propostas. A equipe da instituição se dedicou às atividades, a fim de se sentirem seguros diante de uma situação emergencial”.

Pensando em projeções futuras, o Instituto Vida Solidária pretende continuar a parceria com a IPA e expandir o treinamento para as mães da Vila São Pedro para, assim, conseguirem implementar o movimento chamado de “reciclagem”, onde a informação se estende pela comunidade, atingindo um maior número de pessoas.

Fonte: Thainá Borelli | ASCOM AMRIGS

Fotos: Carmem Reis

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira outras notícias

plugins premium WordPress