O ano de 2015 foi de avanços na informatização das unidades de saúde em Porto Alegre. A Capital foi pioneira na implantação do e-SUS, sistema de computador do Ministério da Saúde que busca dar mais agilidade e qualidade na rede básica. A prefeitura equipou este ano 101 unidades de saúde com novos computadores e impressoras, fibra ótica, pontos lógicos e sistema wireless. Esta estrutura permite atuar de forma sincronizada com outros sistemas e aplicar o prontuário eletrônico, que agiliza os procedimentos e gera informações para aprimorar os processos de gestão.
Para a coordenação da Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde, responsável pelas unidades de saúde, o principal impacto na rotina da unidade com a utilização do sistema foi a qualificação do atendimento. “O sistema qualifica, agiliza e organiza a gestão das unidades, com relatórios que possibilitam planejamento de ações, resultando em um melhor desempenho da equipe”, afirma a técnica Cassiane Kerkhoff.
A Unidade de Saúde (US) Orfanotrófio foi a primeira a realizar atendimentos utilizando o prontuário eletrônico. Os servidores destacam a melhora no fluxo e organização do atendimento, padronização de escrita no prontuário, facilidade de acesso, maior capacidade para registro de informações e redução de extravios e perdas. “Com o prontuário eletrônico, o serviço apresentou melhoras significativas. A informatização só trouxe benefícios para toda a equipe e para comunidade”, avalia o enfermeiro e coordenador da US Orfanotrófio, Emerson Silveira.
As mudanças técnicas para implantação dos sistemas foram realizadas pela Gerência da Tecnologia da Informatização da SMS. “Preparamos as unidades para receber o e-SUS. Além das trocas e manutenções, atendimentos de suporte são feitos todos os dias. Apesar das dificuldades, foi muito gratificante entregar 101 unidades prontas para melhorar o atendimento aos usuários do SUS”, ressalta a gerente de Tecnologia da Informação da SMS, Rosimeri Macedo Fagundes.
A informatização das unidades está abrindo caminho para a implantação de outros sistemas que vão trazer mudanças nas rotinas da secretaria, influindo na vida dos usuários do SUS. Entre eles estão programas que vão modificar a forma como são feitas as marcações de consultas especializadas, dar mais agilidade e eficiência aos processos de internação hospitalar e facilitar a administração de material de toda a secretaria. Outro sistema, a ser aplicado no Hospital de Pronto Socorro, possibilitará a troca do antigo processo de impressão de boletins por relatórios eletrônicos mais completos e dinâmicos.