Notícias

Categoria:

Compartilhar:

publicada em

Pesquisa revela as alterações do sistema imune em idosos

Desvendar como o sistema imune se altera ao longo do envelhecimento, entender os fatores que aceleram esse processo e promover estratégias em busca de uma melhor qualidade de vida. Esses são os objetivos do grupo de pesquisa em Imunologia do Estresse e Imunossenescência, do Instituto de Pesquisas Biomédicas da PUCRS (IPB), único da América Latina a desenvolver estudos com seres humanos. A linha de pesquisa levou à inauguração do Laboratório de Imunologia do Envelhecimento em 2011, localizado no IPB, no Hospital São Lucas (avenida Ipiranga, 6690 – Porto Alegre).

O grupo está realizando um grande estudo com idosos atendidos pelo SUS em Porto Alegre. Uma triagem em postos de saúde da Capital, em parceria com o Instituto de Geriatria e Gerontologia da PUCRS, identifica pacientes com perfil de risco imunológico. Dados da literatura médica indicam que entre 15% e 20% das pessoas da terceira idade (superior a 60 anos no Brasil) têm alterações nos linfócitos que estão associados com mais doenças e morte precoce.

No total, a pesquisa deve envolver até mil participantes, que passam por coletas de sangue, avaliação psiquiátrica, neurológica nutricional e bioquímica em um estudo multidisciplinar. A intenção é vacinar os pacientes contra o vírus da gripe em 2012 e acompanhá-los, durante dois anos, investigando a resposta imune para a vacina em idosos com e sem perfil de risco imunológico.

 



Moisés Bauer e equipe: "Acupuntura, relaxamento, bem-estar emocional, inserção social e ioga beneficiam a imunidade".

 


 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira outras notícias

plugins premium WordPress