Evento também contou com abordagem de temas ligados a questões tributárias
Com o objetivo de orientar médicos e demais profissionais da saúde de Taquara e região sobre as intoxicações por agrotóxicos e questões tributárias, a Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS) promoveu na noite de terça-feira (29/08), mais uma edição da sua Caravana AMRIGS. O encontro ocorreu no Hospital Bom Jesus.
A bióloga Vanda Garibotti e a médica Virgínia Dapper, que atuam no Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS) e na Secretaria Estadual de Saúde (SES) apresentaram a primeira palestra.
– Ainda há pessoas que pensam que a intoxicação é uma coisa pequena e que acontece com pouca gente, mas sabemos que o uso destes produtos aumentou muito e não é somente a exposição direta que pode prejudicar a nossa saúde. Por isso, é importante conversar com os profissionais para que eles estejam preparados para atender estes casos e para identificarem a exposição que nem sempre é evidente, mas a longo prazo pode trazer agravos para a saúde ” destacou Vanda.
A segunda palestra, ministrada pela contadora Jaqueline Rycheski, trouxe explicações sobre os tipos de sociedade que os médicos podem atuar, apresentando as diferenças e vantagens entre Pessoa Física e Jurídica. O objetivo, conforme a palestrante, foi apresentar informações para que os médicos possam consultar seus contadores.
A edição da Caravana AMRIGS teve como pano de fundo a campanha institucional “Saúde Preventiva: Pratique essa ideia!”, com ações desenvolvidas em parceria com a Secretaria Estadual da Saúde (SES), que tem o propósito de levar debates sobre assuntos de interesse público em diversas regiões do estado. Interessados em agendar uma edição em seu município podem entrar em contato pelo telefone (51) 3014-2007, com Maria da Graça Schneider.