Outubro Rosa: Minuto Saúde AMRIGS na luta contra o câncer de mama

Notícias

Categoria:

Compartilhar:

publicada em

Outubro Rosa: Minuto Saúde AMRIGS na luta contra o câncer de mama

Na manhã desta terça-feira, 24 de outubro, aconteceu o “Menu POA”, promovido pela Associação Comercial de Porto Alegre no Palácio do Comércio. Mais uma vez, a Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS) foi convidada a contribuir com a sua voz. Estavam presentes no evento o presidente da AMRIGS, Dr. Gerson Junqueira Jr., e a presidente da Sociedade de Mastologia do Rio Grande do Sul, Dra. Andreia Damin, para falar sobre a campanha do Outubro Rosa.

Durante o encontro, Dra. Andreia trouxe à tona um desafio que muitas mulheres enfrentam no Brasil: o aumento dos casos de câncer de mama em mulheres com menos de 49 anos de idade e o acesso complexo ao exame de mamografia no sistema de saúde pública. Em muitos casos, o sistema público estipula critérios de idade como o principal fator para a realização do exame, o que, por vezes, resulta em atrasos no diagnóstico e tratamento, principalmente para vítimas mais novas.

Apenas um terço dos casos da doença são diagnosticados precocemente, sendo que mais de 50% dos casos detectados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) se encontram em estágios avançados. Nos sistemas privados, o número é bem menor: 18,5% são casos avançados.

“As pacientes não chegam nos postos, e quando chegam, o próprio posto de saúde não encaminha para fazerem os exame. É isso que estão fazendo nos postos de saúde em Porto Alegre. Eu fiquei estarrecida e mais triste ainda, pois a realidade é pior do que vemos”, admite a presidente da Sociedade de Mastologia do RS.

Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer, o câncer de mama ocupa a primeira posição em mortalidade por câncer entre as mulheres no Brasil. As maiores taxas de incidência e de mortalidade estão nas regiões Sul e Sudeste do país.

A Associação Médica do Rio Grande do Sul renova o seu compromisso com a promoção da saúde da mulher e a conscientização sobre o câncer de mama, além da busca por soluções que garantam o acesso equitativo a exames preventivos que consequentemente, contribuam para a redução da incidência e mortalidade por câncer de mama no Rio Grande do Sul e no Brasil.

Fonte e fotos: Thainá Borelli | ASCOM AMRIGS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira outras notícias

plugins premium WordPress