Oficina forma infectologistas para genotipagem do HIV

Categoria:

Compartilhar:

publicada em

Oficina forma infectologistas para genotipagem do HIV

Encerrou nesta quinta-feira, (30), em Porto Alegre, a oficina de formação de novos médicos para referência em genotipagem (MRG). A atividade foi promovida pela Secretaria Estadual da Saúde (SES) e destinada à capacitação de infectologistas para a interpretação dos exames de genotipagem do vírus HIV. Através do resultado deste exame é possível conduzir melhor a escolha da terapia antirretroviral em pacientes que tiveram falha no tratamento, gestantes e crianças infectadas.
Profissionais de todo o país participam da
formação – Foto: Divulgação SES/RS
Conforme a diretora de Ensino e Pesquisa do Hospital Sanatório Partenon Maria Leticia Ikeda “a genotipagem é uma ferramenta importante na assistência às pessoas que vivem com HIV e AIDS. Ela destaca que “a formação de novos MRGs é fundamental para dar mais agilidade aos resultados, qualificando assim a assistência a elas no Estado e em todo o país”.
Participam 60 médicos infectologistas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Tocantins, Piaui, Pernambuco, Goias, Roraima. A oficina é uma realização da SES através da Seção de Controle das IST/AIDS do Departamento de Ações em Saúde e do Hospital Sanatório Partenon, em parceria com o Departamento Nacional de IST/AIDS e hepatites virais. As aulas estão sendo ministradas pelos especialistas Estevão Portela da FIOCRUZ e Simone Tenore – Centro de Referência e Treinamento- Universidade Federal de São Paulo. A organização do evento conta com a participação da farmacêutica Jussara San Leon da Seção de DST/AIDS, dos médicos Paulo Alencastro e Maria Leticia Ikeda- MRGs do Sanatório Partenon e da professora Jussara Silveira- da Fundação Universidade de Rio Grande.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira outras notícias

plugins premium WordPress