Esquecimento, dificuldade na fala e problema de orientação no tempo são sintomas comuns das patologias
A doença se dá pela perda de neurônios no hipocampo e é caracterizada pela deterioração das funções cerebrais como linguagem, comportamento e, principalmente, memória. A patologia mais comum é o Alzheimer. Estima-se que cerca de 50% dos pacientes com mais de 85 anos apresentem a doença.
Além da doença de Alzheimer, a Demência Vascular está ficando muito comum devido a problemas de saúde como diabetes, obesidade, dislipidemia e tabagismo. A patologia é resultado do entupimento de vasos sanguíneos causando isquemia (falta de oxigenação do tecido cerebral) em áreas como hipocampo, interferindo na memória.
Conforme o médico radiologista Juliano Perez, os pacientes com demência devem ser avaliados por um neurologista, sendo aconselhado exames de imagem.
– A realização de ressonância magnética ou tomografia computadorizada é feita para avaliação do sistema nervoso central e para descartar alguma patologia estrutural como tumores e hematomas que possam ser os responsáveis pelo quadro do paciente – afirma.
O assunto foi tratado no último encontro do Clube Hugolino Andrade promovido e organizado pela Associação Gaúcha de Radiologia (AGR). O médico Juliano Perez apresentou o tema “Avaliação por Imagem na Demência” e residentes apresentaram casos sobre a patologia.
Inscreva-se no formulário ao lado e receba novidades sobre eventos, notícias e muito mais!
Telefone: (51) 3014-2001
E-mail: amrigs@amrigs.org.br
Av. Ipiranga, 5311 - Porto Alegre/RS
CEP: 90610-001
©2024 - AMRIGS - Associação Médica do Rio Grande do Sul. Todos os direitos reservados.