Obesidade e tabagismo aumentam número de casos de Alzheimer e Demência Vascular

Categoria:

Compartilhar:

publicada em

Obesidade e tabagismo aumentam número de casos de Alzheimer e Demência Vascular

Esquecimento, dificuldade na fala e problema de orientação no tempo são sintomas comuns das patologias

Lapsos de memória são comuns em pessoas de todas as idades, mas em idosos a freqüência destes episódios pode ter causas mais profundas. Em pessoas acima de 60 anos deve-se ter cuidado com uma série de sinais que podem indicar demências como Alzheimer e Vascular.

A doença se dá pela perda de neurônios no hipocampo e é caracterizada pela deterioração das funções cerebrais como linguagem, comportamento e, principalmente, memória. A patologia mais comum é o Alzheimer. Estima-se que cerca de 50% dos pacientes com mais de 85 anos apresentem a doença.

Além da doença de Alzheimer, a Demência Vascular está ficando muito comum devido a problemas de saúde como diabetes, obesidade, dislipidemia e tabagismo. A patologia é resultado do entupimento de vasos sanguíneos causando isquemia (falta de oxigenação do tecido cerebral) em áreas como hipocampo, interferindo na memória.

Conforme o médico radiologista Juliano Perez, os pacientes com demência devem ser avaliados por um neurologista, sendo aconselhado exames de imagem.

– A realização de ressonância magnética ou tomografia computadorizada é feita para avaliação do sistema nervoso central e para descartar alguma patologia estrutural como tumores e hematomas que possam ser os responsáveis pelo quadro do paciente – afirma.

O assunto foi tratado no último encontro do Clube Hugolino Andrade promovido e organizado pela Associação Gaúcha de Radiologia (AGR). O médico Juliano Perez apresentou o tema “Avaliação por Imagem na Demência” e residentes apresentaram casos sobre a patologia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira outras notícias

plugins premium WordPress