A Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS), a Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul (SPRS) e a Associação Gaúcha de Otorrinolaringologia (ASSOGOT-CCF) alertam para importância de intensificar a vigilância à doença
A Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS), a Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul (SPRS) e a Associação Gaúcha de Otorrinolaringologia (ASSOGOT-CCF) reforçam o alerta sobre o aumento global de casos de coqueluche, doença respiratória de alta transmissibilidade, especialmente em lactentes. As entidades endossam as orientações da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) sobre a importância da vacinação e das medidas de controle da doença.
De acordo com os dados epidemiológicos mais recentes, até 10 de janeiro de 2025, o Brasil registrou 6.504 casos de coqueluche, com destaque para os menores de 1 ano, que representam grande parte das hospitalizações e óbitos. Em 2024, o número de mortes entre crianças desta faixa etária foi alarmante, com 24 óbitos confirmados. A vacina permanece a principal estratégia de prevenção, e a recomendação é a intensificação das coberturas vacinais para crianças, adolescentes e gestantes, sobretudo em face do aumento da circulação da bactéria Bordetella pertussis, causadora da coqueluche.
O momento exige uma ação conjunta para intensificar a conscientização sobre a patologia, melhorar a cobertura vacinal e assegurar que todos os grupos de risco, como as gestantes e os profissionais de saúde, estejam protegidos.
Além disso, as instituições destacam a relevância de medidas de vigilância e a detecção precoce de casos suspeitos, com a imediata notificação às autoridades sanitárias, para que possam ser adotadas estratégias eficazes de contenção da doença.
Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS)
Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul (SPRS)
Associação Gaúcha de Otorrinolaringologia (ASSOGOT-CCF)
Inscreva-se no formulário ao lado e receba novidades sobre eventos, notícias e muito mais!
Telefone: (51) 3014-2001
E-mail: amrigs@amrigs.org.br
Av. Ipiranga, 5311 - Porto Alegre/RS
CEP: 90610-001
©2025 - AMRIGS - Associação Médica do Rio Grande do Sul. Todos os direitos reservados.