Categoria:

Compartilhar:

publicada em

Não deixe a mudança de temperatura estragar suas férias

Especialistas alertam para cuidados que devemos ter antes e durante uma viagem
A cena é comum: toda família viaja de férias e, em poucos dias, alguns integrantes começam a apresentar sintomas como febre, indisposição intestinal, tonturas e até pele ressecada. Sair do frio e encarar o calor em outro estado ou país pode não ser tão simples quanto parece. O mesmo acontece para que está no verão e vai passar férias no inverno. Conversamos com diversos médicos especialistas com o objetivo de alertar para os cuidados que a troca extrema de temperatura exige.
O pneumologista Leonardo Gilberto Haas Signori afirma que tanto sair do frio e ir para calor ou o inverso podem apresentar sintomas e incômodos para os viajantes. Entretanto, a maioria dos problemas crônicos de respiração pioram no inverno, pelo aumento de infecções respiratórias.
– As mudanças extremas de temperatura podem ser prejudiciais, pois a nossa via respiratório não está preparada para absorver este ar tão diferente do que estamos acostumados. Nosso corpo funciona melhor com mudanças menores, ao contrário, tende a sofrer algum processo inflamatório. Algumas pessoas já possuem predisposição para as doenças respiratórias e vão sofrer mais. Outras possuem o sistema imunológico mais resistente. Podemos ter alteração de pressão, de humor, sofrer com sistema respiratório, crises de asma e lesões nos brônquios – explica Signori.
Segundo o pneumologista, o ar muito gelado causa irritação, inchaço, aumenta secreção e pode causar uma infecção nas vias respiratórias. Para evitar estes quadros, o conselho é manter um bom nível de hidratação corporal bebendo muita água. No frio, tentar manter o ambiente arejado, para diminuir a circulação de vírus e bactérias. Além disso, é indicado lavar aos mãos e evitar contato com pessoas que estejam doentes. As orientações são as mesmas para o calor.
– Outra dica é consultar o pneumologista antes de viajar para algum lugar que tenha essa mudança extrema de temperatura, principalmente para quem já tem histórico de doenças crônicas ou de doenças respiratórias. Muitos pacientes já levam, na mala, medicação para alguns sintomas comuns, prevenidos que terão dificuldade em conseguir alguns remédios fora do país ” destaca.
Outra medida preventiva, relatada pelo pneumologista, é apostar em uma alimentação balanceada durante as férias, além de ter uma noite de sono adequado, os quais ajudam a fortalecer o sistema imunológico. Os cuidados com a alimentação também são avaliados como imprescindíveis pela nutróloga Jaqueline Costa Coelho.
A médica afirma que o ideal, para evitar incômodos intestinais durante a viagem, é sempre manter o costume da boa alimentação, independente do local
– Se a pessoa está no verão aqui, é normal ingerir bastante fruta, salada. Então viaja para o norte, que está no inverno, não come esses alimentos. Isso faz com que reduza a ingestão de microminerais, que agem no sistema imunológico. Se a pessoa está acostumada com o frio e chega em um local diferente comendo o que não estava acostumado, pode ter uma gastroenterite ” explica Coelho.
A médica ressalta que o importante é manter o equilíbrio na alimentação, de acordo com o que a pessoa já está acostumada antes da viagem, dando destaque para a ingestão de frutas, verduras e carboidratos complexos. Para evitar perder alguns dias devido aos problemas com a alimentação, a nutróloga indica que o turista deve ter cautela ao experimentar novos alimentos ou temperos, comendo poucas quantidades no início das férias e, caso não haja nenhum problema, aumentar a ingestão ao longo dos dias.
Depois de pensar na viagem, programar cada ponto turístico e quais cuidados com o sistema respiratório e com a alimentação, chegou o momento de pensar no seu coração. A cardiologista Luciana Reis alerta que os cuidados com a mudança de temperatura pode ser perigosa, principalmente se o paciente sair do calor e ia para o frio.
– É sabido que, com o frio, aumentam casos de infartos e de doenças cardíacas. Alguém que está em ambiente de temperatura amena e fica no frio extremo, vai correr um risco maior de apresentar problemas no coração. É importante visitar um cardiologista antes de viajar para a realização de exames preventivos ” afirma Reis.
Apesar de não ser tão perigosa, a mudança de temperatura do frio para o calor também necessita de cuidados. A cardiologista ressalta que, em lugares quentes, as pessoas podem apresentar quedas de pressão. Por isso, um hipertenso precisa fazer uma revisão na medicação, evitando uma hipotensão.
Com os exames em dia e a permissão para a viagem, o conselho é usar roupas térmicas e evitar a exposição ao frio. Além disso, aquecer bem as extremidades do corpo, que são os locais que mais perdemos o calor, e tomar bebidas quentes. Para o calor, manter-se hidratado e evitar roupas escuras, dando destaque para roupas leves.
Outros cuidados também são importantes para que a viagem de férias em família não seja atrapalhada por motivos de saúde. O dermatologista Damie De Villa explica que os extremos de temperatura requerem tratamentos diferentes e especiais com a pele.
– Essas mudanças bruscas de temperatura vão trazer algumas alterações na pele. Quando vamos do frio para calor, a pele fica mais oleosa, com os poros mais dilatados, podendo ter aumento de acnes. Isso para quem tem uma pele saudável, pois quem tem algum problema pode agravar a situação. O conselho é usar produtos que diminuam a oleosidade. Também é importante evitar as queimaduras que podem acontecer no calor ” salienta De Villa.
Já a troca do verão para o inverno requer cuidados diferentes, com destaque para a hidratação da pele, para evitar um quadro de ressecamento. No frio, também podem ocorrer alergias e dermatites, em virtude da baixa hidratação da pele. O verão tem uma proliferação maior de fungos, por causa da pele úmida. Então, o conselho é manter a pele seca no calor. O médico lembra que o filtro solar deve ser usado tanto no verão como no inverno.
Depois destas dicas, vai ser mais tranquilo aproveitar as férias de verão ou de inverno.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira outras notícias

plugins premium WordPress