O Ministério da Saúde do Brasil e a Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) lançaram, juntos, uma publicação que identifica e reconhece experiências inovadoras e exitosas em educação na saúde, com ênfase em educação permanente. O documento, que é interativo, faz parte da série técnica NavegadorSUS.
A publicação sistematiza 15 experiências mapeadas pelo Laboratório de Inovação em três eixos temáticos. São eles: “Integração Ensino-Serviço-Comunidade”, “Educação e Práticas Interprofissionais” e “Gestão da Política de Educação Permanente em Saúde”.
Todas as experiências selecionadas, dentre as 251 inscritas na seleção, apresentam práticas com resultados mensuráveis e replicáveis em outros territórios. Essas iniciativas investem em processos que podem causar mudanças positivas na organização dos processos de trabalho, qualificar profissionais de saúde em todo o Brasil que possam inspirar atividades semelhantes na Região das Américas.
Segundo consta na publicação, “muitas dessas experiências nasceram a partir de iniciativas individuais que conquistaram o reconhecimento da instituição de origem, por contribuir de forma relevante para a melhoria do processo de trabalho, para a formação de estudantes e profissionais, para a melhoria da gestão e, sobretudo, voltadas para as necessidades da população e da qualificação da atenção à saúde no SUS.”
Acesse
aqui a publicação na íntegra.
Confira também outros documentos do Laboratório de Inovação, iniciativa da OPAS/OMS em cooperação técnica com o Ministério da Saúde, Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS), Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), Conselho Nacional de Saúde (CNS) e Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).