O Grupo Paritário do Ipergs esteve reunido na tarde da quinta-feira (12), para avançar na discussão sobre o
credenciamento médico como pessoa jurídica, entre demais assuntos. A questão já vinha sendo trabalhada em outros encontros e vai ser tema de Assembleia com os médicos credenciados no dia 1º de junho, no Simers, conforme informaram as entidades que decidiram em comum acordo realizar o evento.
Na oportunidade, a proposta do credenciamento como pessoa jurídica, objeto da Resolução 401/2015, será apresentada aos médicos e na próxima reunião do GP, as entidades médicas e hospitalares irão repassar o que for deliberado.
Durante a reunião, foi entregue aos membros do grupo, a minuta do Grupo Técnico de Trabalho (GTT) que realizou um estudo sobre os materiais e medicamentos que tem maior ocorrência nas glosas, para solicitar ao IPE os critérios de parametrização. O GTT encaminhará à área médica do Instituto os códigos desses materiais e medicamentos, para que possa ser verificado o que está presente na cobertura.
O diretor de Saúde do Ipergs, Alexandre Escobar, explicou como acontece o sistema de glosas eletrônico e os modelos matemáticos que selecionam aleatoriamente as contas a serem analisadas. Informou ainda, que a partir do recebimento da minuta, vai ser analisado o que pode ser efetivamente aplicado e o que pode vir a ser agregado ao modelo existente.
Foram abordados também os requisitos necessários para credenciamento de prestadores hospitalares, apresentado pela assessora da Diretoria de Saúde, Ana Ribeiro. Restou como encaminhamento desta questão, uma resposta dos membros do GP sobre o que consideram importante ter como critério para categorizar os hospitais credenciados ao IPE-Saúde, para que a partir de normas objetivas se possam embasar estudos de remuneração.
A próxima reunião ocorrerá no dia 2 de junho e terá como pauta o retorno da decisão em Assembleia com os credenciados, a minuta do Grupo Técnico de Trabalho e a questão da reclassificação dos hospitais.
A AMRIGS – Associação Médica do Rio Grande do Sul foi representada pelo seu diretor de Exercício Profissional, Jorge Utaliz Guimarães Silveira.