Notícias

Categoria:

Compartilhar:

publicada em

Medicina preventiva como estilo de vida

7 de abril é o Dia Mundial da Saúde

Mesmo em um cenário de alta complexidade na Medicina, tecnologia de ponta e uma diversidade de doenças cada vez maior, a chave para uma vida longa e saudável continua passando por um cuidado básico de prevenção: viver bem. A prevenção é a chave para uma vida longa e saudável.

Conforme a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), estima-se que mais de 80% dos casos de doenças cardiovasculares e diabete tipo 2 poderiam ser evitados com hábitos saudáveis, como alimentação equilibrada e prática regular de exercícios físicos.

A medicina preventiva não se limita apenas à prevenção de doenças físicas, mas também inclui o cuidado com a saúde mental e emocional. Práticas como a meditação e o gerenciamento do estresse são fundamentais para promover o equilíbrio emocional e prevenir problemas como a ansiedade e a depressão.

“Neste Dia Mundial da Saúde, celebrado em 7 de abril, data criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a Associação Médica do Rio Grande do Sul convida a população a refletir sobre a importância da saúde e a tomar medidas para promovê-la. É um momento para conscientizar a população sobre a importância da prevenção e para promover políticas voltadas ao bem-estar de todos”, afirma o presidente da AMRIGS, Gerson Junqueira Jr.

Infelizmente, maus hábitos de vida, como consumo excessivo de alimentos ultraprocessados, sedentarismo, tabagismo e consumo excessivo de álcool, estão se tornando cada vez mais comuns. Esses comportamentos têm sido associados a uma série de doenças crônicas, como obesidade, hipertensão arterial, doenças cardiovasculares e câncer.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira outras notícias

plugins premium WordPress