Medicamentos arrecadados pela Associação Médica do RS são destinados a Iraí para auxiliar vítimas de enchentes

Notícias

Categoria:

Compartilhar:

publicada em

Medicamentos arrecadados pela Associação Médica do RS são destinados a Iraí para auxiliar vítimas de enchentes

Mais de 40 caixas de medicamentos arrecadados pela Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS) foram enviados ao município de Iraí, para auxiliar a população local atingida pelas cheias dos Rio Uruguai, Rio do Mel e Rio da Várzea. Os insumos foram retirados nesta sexta-feira, 14 de junho, pelo médico Marcelo Lopes Igansi, membro do Conselho de Representantes da AMRIGS e morador da cidade.

A enchente de maio foi a quarta em Iraí em um intervalo de menos de seis meses. Em 2023, o município registrou dez inundações. Neste período, cerca de 40 famílias deixaram suas casas.

“O Conselho de Representantes da AMRIGS é formado por médicos de todo o estado. Iraí é uma cidade de 8 mil pessoas, com enchentes todos os anos, mas essa atingiu outro patamar, em um cenário de grande calamidade”, disse o cirurgião.
Os medicamentos encaminhados pela Associação Médica serão direcionados para o Hospital Nossa Senhora Auxiliadora, o único no município, em atividade desde 1942.

A organização da carga de doações para Iraí foi avaliada, triada, armazenada e distribuída por voluntários da área da saúde, atuando na AMRIGS desde o mês anterior. Alguns, inclusive, deixaram suas famílias e vieram de outros estados, como a Ana Carolina de Oliveira, farmacêutica bioquímica e natural de São Paulo.

“Quando soube através do Conselho Regional de Farmácia de SP que um grupo estava sendo formado para vir para cá, logo me candidatei. Estou muito feliz em me dedicar, em doar o meu tempo e em poder fazer algo pelo próximo”, conta.
O paranaense Fábio Fonseca vindo da cidade de Curitiba falou sobre o sentimento de ser voluntário em Porto Alegre.

“Uma das nossas missões como farmacêuticos é sempre encontrar um jeito de poder ajudar. Buscamos isso no nosso dia a dia. O que nos move é a vontade de fazer o bem”, relata.

O diretor de Comunicação da Associação Médica, Dr. Marcos André dos Santos, ressalta o trabalho realizado pelo voluntariado.

“O trabalho voluntário dos profissionais da saúde está sendo um pilar essencial na operação na AMRIGS. Mesmo sobrecarregados pela crise, cada um dedica seu tempo e sua expertise, fornecendo cuidados emergenciais e garantindo a assistência e o bem-estar das comunidades e instituições afetadas. A AMRIGS é muito grata pela incrível dedicação de todos”, agradece.

Neste momento, o foco está exclusivamente na distribuição das doações para todo o estado. Para solicitar o recebimento de donativos, é necessário entrar em contato com a entidade através do WhatsApp (51) 99703-9078 e informar:
▪️ Nome do abrigo;
▪️ Endereço completo;
▪️ Profissional da área da saúde responsável;
▪️ Número do registro profissional do responsável;
▪️ Contato do responsável;
▪️ Número de abrigados;
▪️ Itens e quantidade;
▪️ Nome e contato do responsável pela retirada da doação.

Fonte: Ana Carolina Lopes/ASCOM AMRIGS
Fotos: Ana Carolina Lopes/ASCOM AMRIGS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira outras notícias

plugins premium WordPress