IV Congresso do Departamento Universitário da AMRIGS debate formação profissional em Urgência e Emergência

Notícias

Categoria:

Compartilhar:

publicada em

IV Congresso do Departamento Universitário da AMRIGS debate formação profissional em Urgência e Emergência

Inscrições para o evento já estão abertas

A formação do médico passa, indispensavelmente, pelo processo de aprendizagem do imprevisto e de como lidar com a pressão na área de Urgência e Emergência. Essa visão inspirou a temática central do “IV CDU AMRIGS: Desafio Emergência: habilidades, rotinas e oportunidades” que será realizado no dia 10 de setembro de 2022, de forma híbrida, no Centro de Eventos AMRIGS e com transmissão via plataforma Sympla.

“Nossa ideia é proporcionar ao estudante o contexto de Urgência e Emergência. A maioria dos estudantes acaba fazendo plantão muito cedo na carreira, desta forma o aprendizado de práticas de reanimação e manejo dos pacientes, por exemplo, é muito importante. Por isso essas noções teóricas e práticas estão sendo trazidas no Congresso”, afirma a presidente do DU AMRIGS, Amanda Ribeiro.

Através do conhecimento, o objetivo é que o estudante ou recém-formado tenha condições de enfrentar cenários que, por si só, já são desafiadores, e que em muitos casos, ainda, acabam atuando em ambientes com estruturas mais simples.

“O recém-formado, muitas vezes, não está em uma rede de alta complexidade. Então a formação adequada vai ajudar a deixar ele mais seguro nos procedimentos, independente da especialidade que ele estiver atuando e não só dentro da UTI de um hospital. O paciente pode chegar em um consultório, por exemplo, e ali o médico depara-se com um agravamento do estado de saúde”, reforçou Amanda.

Para o diretor de comunicação da AMRIGS, Marcos André dos Santos, a iniciativa é fundamental na formação do médico.

“Queremos colocar essa realidade para os estudantes das mais variadas especialidades de modo que estejam preparados para aquilo que vão encontrar não só depois de formados, mas para o agora. Elucidar isso para o aluno da forma prática e mais breve possível é importante. O evento é uma oportunidade do estudante conhecer essa realidade que eles vão encontrar. É preciso lembrar que o paciente chega numa situação crítica, o que vai exigir tomada de decisão muito rápida para salvar uma vida”, disse.

As inscrições podem ser feitas aqui, até o dia 10 de setembro de 2022. O evento é organizado e produzido pelo Departamento Universitário da AMRIGS, composto por acadêmicos de Medicina, com a representação de mais de 20 universidades do Rio Grande do Sul.

Avaliação e premiação dos trabalhos

O IV Congresso do Departamento Universitário da AMRIGS contará com trabalhos a serem apresentados no evento, por meio de banner digital e apresentação oral no dia 10/09/2022. Serão aceitos trabalhos em diversas áreas do conhecimento tendo o prazo máximo para submissão até o dia 12/08, mais detalhes podem ser conferidos no edital.

Fonte: Marcelo Matusiak
Foto: Divulgação DU AMRIGS 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira outras notícias

plugins premium WordPress