IRPF: Conhecimento é aliado para evitar que contribuinte seja incluído na malha fina

Notícias

Categoria:

Compartilhar:

publicada em

IRPF: Conhecimento é aliado para evitar que contribuinte seja incluído na malha fina

Tema foi trazido na primeira edição de 2023 da Caravana Digital AMRIGS realizado na noite de quinta-feira (02/03)

Cuidado com detalhes e conhecimento fazem a diferença na hora de organizar as contas para declaração do Imposto de Renda. Com o objetivo de auxiliar médicos e profissionais de saúde na Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física, a Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS) abordou o tema na Caravana Digital AMRIGS. A apresentação foi feita por Luís Carlos Grossi, contabilista, perito judicial e administrador de empresas. Foi o elaborador e redator do Projeto de Lei Complementar nº 151 de 2012 que defende a inclusão das Pessoas Jurídicas com atividades da área de saúde na opção do Simples Nacional.

Entre os erros mais comuns estão práticas como não declaração de gastos com medicamentos, declarar bens recebidos por herança, digitar valores de forma incorreta ou com mais de duas casas decimais e informar incorretamente rendimentos recebidos na Previdência Privada.

“O que eu mais vi cair em malha fina nos últimos anos foi a falta de declaração de rendimentos recebidos na Previdência Privada, mesmo que não tenha imposto retido na fonte”, afirmou.

Um detalhe lembrado pelo palestrante foi a dúvida que surge na declaração de aparelhos ortodônticos ou auditivos. O indicado é declarar como despesa apenas se estiver incluso nos honorários do profissional.

Uma regra geral é de que, se a movimentação financeira exceder cinco vezes os rendimentos declarados, o contribuinte deve ser chamado para explicar as distorções. Também é importante ressaltar que, atualmente, quase 100% das informações são cruzadas, ou seja, se houver diferenças entre elas, o destino será a malha fina.

Durante a abordagem, o palestrante convidado também detalhou questões específicas como declaração de recebimentos de pessoa jurídica, despesas de não dependentes, planos de saúde, cursos de língua estrangeira, despesas com empregado doméstico, aluguéis, entre outros tópicos.

O encontro contou com a mediação do diretor de Assistência e Previdência da AMRIGS, João Rogério Silveira.

“O Imposto de Renda sempre nos traz muitas dúvidas. O mais grave é que sempre se deixa para última hora. Tivemos uma palestra muito esclarecedora, embora sejam tantas nuances que possam ocorrer”, comentou o médico.

O prazo e as regras para declarar o IRPF em 2023 ainda não foram divulgados pela Receita Federal. Em 2022, em função da pandemia, o prazo determinado para declaração foi até o último dia útil do mês de maio. Para quem obrigatoriamente precisa declarar, mas envia após o prazo, é cobrada a Multa por Atraso na Entrega de Declaração (MAED).

A gravação da Caravana Digital AMRIGS está disponível aqui

Fonte: Marcelo Matusiak

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira outras notícias

plugins premium WordPress