Notícias

Categoria:

Compartilhar:

publicada em

III Congresso do Departamento Universitário da AMRIGS traz reflexões para carreira médica e futuro da Medicina

O III Congresso do Departamento Universitário da Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS) abriu a semana de comemorações do Dia do Médico e do aniversário de 70 anos da AMRIGS. O evento apresentou temas diversos em formato híbrido, com participantes de forma presencial no auditório da AMRIGS e online através da plataforma Sympla Streaming.

A mesa de abertura foi composta pelo presidente da AMRIGS, Gerson Junqueira Jr; pelo diretor Científico e Cultural da AMRIGS, Guilherme Napp; pelo diretor de Comunicação da AMRIGS e diretor do DU AMRIGS, Marcos André dos Santos; pelo secretário da Saúde de Porto Alegre e presidente do Conselho de Representantes da AMRIGS, Mauro Sparta e pela presidente do DU AMRIGS, Amanda Ribeiro. O presidente da AMRIGS, Gerson Junqueira Jr. ressaltou o importante trabalho a ser feito com o médico do futuro.

“A AMRIGS tem como seus principais pilares a ciência, a pesquisa e a cultura médica. Por conseguinte, a replicação do conhecimento. Estamos completando 70 anos e entre nossos patrimônios temos a Revista Científica e a Prova AMB/AMRIGS. Além disso, outro patrimônio é o nosso Departamento Médico. Então, o futuro da sociedade médica gaúcha é com vocês, jovens”, afirmou.

O diretor de Comunicação da AMRIGS, Marcos André dos Santos, lembrou o crescimento e atuação marcantes do Departamento Universitário AMRIGS, tendo assumido um papel protagonista dentro das universidades do Rio Grande do Sul.

O secretário municipal da saúde, Mauro Sparta, elogiou a escolha do tema do evento, lembrando que, ao longo do tempo, a Medicina evoluiu acompanhando a caminhada da humanidade, mas os passos mais marcantes estão presentes nas últimas décadas.

“Vivemos um dos tempos mais desafiadores na relação da Medicina e sua interação com a comunidade. Hoje, por conta dos meios de comunicação e redes sociais, não são só médicos que falam sobre saúde. O desafio é que, muitas vezes, informações superficiais impactam o nosso trabalho”, ressaltou.

O representante do poder executivo municipal, ressaltou, ainda, a importância da AMRIGS como entidade médica no cenário atual.

“São instituições como a AMRIGS que precisam defender a autonomia médica fazendo com que a ciência e a pesquisa prevaleçam”, finalizou.

A presidente do DU, Amanda Ribeiro, comentou a escolha do tema do evento.

“Quando se fala em inovação, pensamos em robótica e telemedicina. Porém, o Congresso do DU vai um pouco além disso. A ideia é debater inúmeras novas tecnologias que existem dentro das mais diversas especialidades”, disse.

A realização do Congresso foi do Departamento Universitário (DU) da AMRIGS, com patrocínio de Artmed, Unicred Porto Alegre, Instituto Simutec e Online Clinic.

 

Texto: Marcelo Matusiak

Foto: Marcelo Matusiak

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira outras notícias

plugins premium WordPress