Foi inaugurado nesta terça-feira (25), no Hospital Psiquiátrico São Pedro (HPSP), o Centro de Estudos e Pesquisa Irmã Paulina, destinado ao estudo de casos e debates buscando fomentar o ensino médico em psiquiatria. O nome atribuído ao centro é uma homenagem a Irmã Paulina, da congregação das Irmãs de São José, que há 64 anos exerce seu apostolado na instituição com o cuidado dos pacientes.
O diretor do Serviço de Admissão e Triagem, o médico psiquiatra Luiz Alberto Grossi, afirmou que os melhoramentos do São Pedro com a espaço destinado ao estudo de casos e pesquisa, o acolhimento especializado na psiquiatria e o aprimoramento dos serviços vêm mostrar uma nova imagem do Hospital. Segundo o diretor médico do HPSP, Robert Shmulerg, a instituição precisa ter história e renovação para ser grande. “O olhar para o futuro vai fazer o Hospital São Pedro permanecer vivo”, disse. O diretor técnico do Hospital, Gilberto Brofman, ressaltou a importância da Irmã Paulina na instituição e no tratamento dos pacientes. “A medicina com afeto fica completa porque se torna humana”, comentou.
A placa inaugural foi descerrada pelo diretor do Departamento de Coordenação dos Hospitais Estaduais (DCHE), Luiz Carlos Pinto Sobrinho, acompanhado pela própria Irmã Paulina e os diretores técnico, Gilberto Brofman, e de Ensino e Pesquisa, Gustavo de Paiva Soares.