Notícias

Categoria:

Compartilhar:

publicada em

Hospital Psiquiátrico São Pedro celebra 140 anos de história

Solenidade marca legado e avanços da instituição, com presença de autoridades e homenagens a profissionais que contribuíram para a saúde mental na Região Metropolitana de Porto Alegre

Os 140 anos de história do Hospital Psiquiátrico São Pedro foram celebrados em solenidade nesta quinta-feira, 18 de julho. O evento comemorativo foi realizado na sede da instituição e contou com a presença do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite; da secretária da Saúde do Estado, Arita Bergmann; e do secretário da Saúde de Porto Alegre, Fernando Ritter. A Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS) esteve presente, representada pelo gerente geral, Ronald Greco; pelo diretor de Redes Sociais do Departamento Universitário (DU AMRIGS), Marcus Sehl; e pela colaboradora do DU, Isadora Pasini.

Referência em saúde mental para 88 municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre, o HPSP foi a primeira instituição psiquiátrica da capital gaúcha e da Província de São Pedro, de onde recebeu o nome. Durante sua trajetória, chegou a abrigar cerca de 5 mil moradores. Em 2023, o hospital celebrou a conclusão do processo de desinstitucionalização. Os últimos pacientes que ainda residiam na ala de moradia foram encaminhamos, em março do ano passado, para o Serviço Residencial Terapêutico Florescer, na Vila São Pedro.

“A ciência, a tecnologia e a inovação podem entrar nesta instituição, que conta a história da Medicina, da saúde mental e da psiquiatria. Tudo isso é um exemplo que não pode ser esquecido e que precisa ser um impulso para as novas ações deste hospital, que formou milhares de pessoas”, avalia Fernando Ritter.

Para a secretária Arita Bergmann, o Hospital São Pedro possui um legado de prática e de construção.

O governador Eduardo Leite destacou a importância de promover a dignidade e o respeito às diferenças humanas.

“Eis aqui uma luta muito justa, que olha para o ser humano e na diversidade que temos como humanidade, nos seres humanos com suas complexidades, buscando ajudar com que a vida das pessoas que especialmente precisam de atenção, possa ser mais digna”, afirmou o chefe do Poder Executivo estadual.

Durante a solenidade, diversos profissionais que marcaram a história da instituição também foram homenageados.

Atualmente, o HPSP oferece atendimento ambulatorial, de internação para casos agudos, e de ensino e pesquisa, integrando a Rede de Atenção Psicossocial do Sistema Único de Saúde (SUS).

Fonte: Ana Carolina Lopes/ASCOM AMRIGS
Fotos: Ana Carolina Lopes/ASCOM AMRIGS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira outras notícias

plugins premium WordPress