Categoria:

Compartilhar:

publicada em

Governo do Estado capacita profissionais da saúde para enfrentamento das hepatites virais

Cerca de 150 médicos, enfermeiros e farmacêuticos participaram no dia 7 de outubro da Jornada de Capacitação no Tratamento das Hepatites Virais B e C, promovida pelo Governo do Estado em parceria com a Associação Gaúcha para Estudo do Fígado (AGEF) e a Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre. A atividade é uma iniciativa do Comitê Intersetorial de Enfrentamento às Hepatites Virais e se realiza na sede da AMRIGS, em Porto Alegre.

Na abertura do evento, a coordenadora do Comitê, Tarsila Crusius, destacou as ações de prevenção e de visibilidade para o tema desenvolvidas desde a criação da entidade, em 2008. Em especial, Tarsila citou a ampliação dos Centros de Aplicação e Monitorização de Medicamentos Injetáveis (CAMMI):

– Nesses dois anos, interiorizamos os CAMMI, levando o serviço a Santa Maria, Passo Fundo, Caxias do Sul, Uruguaiana, Pelotas, entre outras cidades, e qualificamos o tratamento dispensado aos pacientes e seus familiares. Triplicamos o número dos centros, de três para nove em todo o Estado -, lembrou.

O diretor do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS), Francisco Paz, frisou a importância do Comitê na função de articulador de entidades, serviços, gestores e profissionais da área.

– No RS, estamos no caminho certo para melhor implementar esse trabalho articulado em rede -, disse o diretor do CEVS.

A coordenadora do Programa Estadual de Hepatites Virais, Miriam Vontobel, a secretária substituta da saúde de Porto Alegre, Carolina Santana, e o presidente da AGEF, Paulo Almeida, também participaram da abertura da Jornada. A programação segue até às 19 horas, com detalhamento do Programa Estadual, e temas relacionados ao diagnóstico, tratamento e a prevenção das hepatites.


O diretor do CEVS, Francisco Paz, participa da abertura do evento com a coordenadora do Comitê Intersetorial de Enfrentamento às Hepatites Virais, Tarsila Crusius (E) (Foto: Nanda Duarte/SES)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira outras notícias

plugins premium WordPress