Frente Pró-Saúde RS apresenta propostas ao governo do estado para colaborar na reestruturação do IPE Saúde

Notícias

Categoria:

Compartilhar:

publicada em

Frente Pró-Saúde RS apresenta propostas ao governo do estado para colaborar na reestruturação do IPE Saúde

Vice-presidente da AMRIGS, Dr. Paulo Morassutti, representou a entidade na reunião com a Casa Civil no Palácio Piratini nesta quarta-feira

Em mais uma etapa para buscar soluções à crise que vive o IPE saúde, a Frente Pró-Saúde RS apresentou um conjunto de propostas para a futura reestruturação do instituto, prevista pelo Governo do Estado. A ação ocorreu durante uma reunião com o Chefe da Casa Civil do Rio Grande do Sul, Artur Lemos, no Palácio Piratini na manhã desta quarta-feira (08/03).

Integram o grupo Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS), Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio Grande do Sul (Cremers), Federação RS – Santas Casas e Hospitais Sem Fins Lucrativos (FederaçãoRS), Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Saúde do Rio Grande do Sul (Fehosul), e Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers).

O vice-presidente da AMRIGS, Dr. Paulo Morassutti, afirma que para uma reestruturação plena do IPE saúde, o governo e as partes envolvidas na prestação de serviços aos segurados devem valorizar o conjunto da saúde.

“Nós temos que valorizar a saúde como um todo, não podemos apontar um ou outro aspecto apenas. A questão toda é abrir um diálogo não só com o estado mas com a sociedade gaúcha, alertando que o IPE Saúde precisa ser fomentado com novos recursos. Essa reunião foi muito proveitosa por meio da conversa com o secretário Artur Lemos. Estamos abertos ao diálogo e construindo uma pauta proativa, e se espera, agora, uma resposta do Estado nos próximos vinte dias para vermos como podemos suprir as deficiências financeiras do plano de saúde”, projetou Morassutti.

Quem também participou da reunião foi o deputado estadual Dr. Thiago Duarte (União Brasil), que tem realizado constantes audiências na Assembleia Legislativa sobre a pauta. O parlamentar destacou que o governo recebeu bem as propostas do movimento.

“O governo se dispôs a estudar a questão da atualização da Classificação Brasileira Hierarquizada de Procedimentos Médicos (CBHPM), sobre a forma que pode ser implementada ou fazer uma contraposta nesse sentido. A partir daí nós teríamos uma nova reunião ainda este mês para resolver essa e outras questões”, pontuou o parlamentar.

Na reunião, o Chefe da Casa Civil Artur Lemos disse que vai enviar às categorias dentro de vinte dias o esboço do projeto que está sendo elaborado pelo Piratini e na sequência avaliar quais propostas das entidades médicas e hospitalares que atendem ao IPE Saúde podem ser inseridas na lei.

Durante esta quarta-feira, em uma apresentação na Federasul, o governador Eduardo Leite (PSDB) afirmou que os estudos sobre a reestruturação do IPE Saúde devem ficar concluídos até o final de março e serão apresentados em abril. A reforma do Instituto gera expectativa desde o início do novo mandato de Leite, que passou a anunciá-la como prioridade.

Fonte: Airton Lemos
Fotos: Airton Lemos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira outras notícias

plugins premium WordPress