Com a bandeira de luta "Direito Universal à Saúde de todos os Povos, para melhor qualidade de vida na Terra", o espaço Saúde e Cultura Frida Kahlo apresenta uma multiplicidade de eventos e debates durante o Fórum Social Temático 2012, que ocorre em Porto Alegre de 24 a 29 de janeiro. A Secretaria Estadual da Saúde (SES) participa deste espaço, com apoio e promoção de oficinas propostas pela Escola de Saúde Pública (ESP), Departamento de Ações em Saúde (DAS) e Departamento de Assistência Hospitalar e Ambulatorial (DAHA) e Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS).
Veja aqui a galeria de fotos do Espaço Frida Kahlo
Localizado no Parque Maurício Sirotsky Sobrinho (Parque da Harmonia) o Espaço Frida Kalho possui três tendas (Paulo Freire, Arena Chico Mendes e Irmã Dorothy). Nestes locais, são desenvolvidas atividades simultâneas, visando à construção de diálogos, propostas e soluções sobre a qualificação e o acesso ao Sistema Único de Saúde (SUS) e o fomento à participação social. O encontro também objetiva à formulação de propostas para a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), que ocorrerá no Rio de Janeiro entre 26 de maio e 6 de junho de 2012.
Entre os temas abordados nas oficinas estão a Linha de cuidado de saúde mental, reforma psiquiátrica, educação popular em saúde, plantas medicinais e fitoterápicos, racismo, homofobia e lésbofobia institucional na gestão publica, perspectivas sócio-ambientais dos povos indígenas, segurança e soberania alimentar, sustentabilidade no marco da Rio +20 na perspectiva da população do campo e da floresta, a política nacional da população negra e perspectivas e responsabilidade social, inclusão produtiva e segurança sanitária e comunicação em saúde e controle social.
Objetivos do Fórum Social Temático na área da saúde
Além das oficinas também há a proposta de criação de três grupos de trabalho, que são os seguintes:
GT Vídeo – O GT de Saúde FST2012, lança a proposta de produzir um vídeo sobre sua caminhada nesta construção, entendendo as mídias digitais como ferramentas de transformação social de grande valor. Partindo do conceito de saúde que adotamos, os temas serão abordados sob a forma de questionamentos e provocações, aliados as imagens interessantes e contundentes das diversas realidades humanas. Lançaremos ao espectador a pergunta cuja resposta será o conceito, ou não-conceito, de saúde que buscamos.
GT Novos Sujeitos – Surge da união dos antigos Grupo de Trabalho Redução de Danos e do diálogo com a implementação de Políticas Transversais da Saúde, do Povo do Campo, da Floresta, do Trabalhador, das Populações Indígenas e Negra, da Saúde Mental e da População de Rua e da Politica Nacional da Saúde LGBT. A união deu-se por entendermos que estes temas, além de conter uma diversidade nas ações do GT de Saúde do FST2012, não podem ser tratados separadamente se entendermos as ações de saúde a partir do conceito de integralidade.
Gt Pesquisa – Tendo em vista a diversidade sociocultural dos indivíduos que participarão do Fórum Social Mundial Temático, desde o seu início e sabendo da deficiência de informação confiável a respeito dos mesmos, se elaborará um instrumento de pesquisa a ser implementado durante os dias do FST2012, com esta pretendemos constituir um banco de dados sobre a natureza e identidade de movimentos e práticas de Educação Popular em Saúde, Pontos de Culturas, e sujeitos protagonistas dos movimentos de pequeno e médio porte, assim como consolidar uma rede em prol do fortalecimento ao cadastro de suas experiências e práticas tendo como objetivo, é fazer o registro dos dados, obtendo, assim, um mapeamento das articulações sociais e sujeitos presentes nesse processo.
Grupo de Trabalho do Fórum Social Temático da Saúde:
Secretaria Especial de Direitos Humanos – Presidência da República
Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa – Ministério da Saúde
Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultural (MinC)
Secretaria Estadual da Saúde – RS
Secretaria Estadual do Meio Ambiente – RS
Prefeitura Municipal de Porto Alegre
Conselho Estadual da Saúde do Rio Grande do Sul
Conselho Municipal da Saúde de Porto Alegre
Movimento de Mulheres Camponesas – MMC
Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura – CONTAG
Setorial Nacional da Saúde – Central de Movimentos Populares – CMP
Articulação Nacional de Educação e Práticas Populares – ANEPS
Rede Nacional de Religiões Afro em Saúde – RENAFRO
Federação Associações Quilombola – FACQ RS
Núcleo de Educação, Avaliação e Produção Pedagógica em Saúde – EducaSaúde Ufrgs
Rede Unida
Associação Brasileira de Pós-Graduação em Saúde Coletiva – Abrasco
Fundação Oswaldo Cruz – Fiocruz – MS
Conselho Regional de Psicologia – RS
O diretor da Escola de Saúde Pública, Márcio Belloc (à esquerda), participou de atividades (Foto: Nândria Oliveira) |
Inscreva-se no formulário ao lado e receba novidades sobre eventos, notícias e muito mais!
Telefone: (51) 3014-2001
E-mail: amrigs@amrigs.org.br
Av. Ipiranga, 5311 - Porto Alegre/RS
CEP: 90610-001
©2025 - AMRIGS - Associação Médica do Rio Grande do Sul. Todos os direitos reservados.