Notícias

Categoria:

Compartilhar:

publicada em

Exposição na AMRIGS abre oportunidade para conhecer e rever traços do trabalho do arquiteto Oscar Niemeyer

Mostra tem acesso gratuito ao público

Ao acessar e circular pelos diferentes ambientes da sede da Associação Médica do Rio Grande do Sul, muitos desconheciam estar em um espaço projetado pelo célebre Oscar Niemeyer, referência da arquitetura brasileira e mundial.

Foi assim, marcada pela emoção e orgulho, que a AMRIGS inaugurou na noite desta segunda-feira (05/12) a mostra “À Frente do Tempo – Oscar Niemeyer”. O foyer da entidade expõe, de forma inédita, 23 plantas que compõem o projeto arquitetônico realizado pelo arquiteto para a Associação Médica em 1974, enquanto exilado em Paris. A ideia nasceu da ambição da classe médica em construir uma grande sede que representasse e acolhesse os profissionais da capital e principalmente do interior do Estado, as especialidades médicas e os inúmeros congressos e eventos socioculturais que viessem a acontecer na cidade. O Centro AMRIGS foi projetado na época para ser o primeiro Centro de Eventos do Rio Grande do Sul.

“Estamos trazendo para comunidade gaúcha, não só médica, mas para toda população, esta importante colaboração arquitetônica do Oscar Niemeyer para a sede da Associação Médica do Rio Grande do Sul. Isso foi no início dos anos 70 e poucas pessoas sabiam disso. Nesta exposição estão relíquias que estavam guardadas aqui em projetos e plantas feitas por ele”, afirmou o presidente da AMRIGS, Dr. Gerson Junqueira Jr.

Durante a solenidade, o bisneto de Oscar Niemeyer, Paulo Sérgio Niemeyer, manifestou-se agradecendo a honraria.

“Resgatar qualquer coisa que seja do meu avô pra mim é motivo de muita alegria. Quero agradecer e dizer que esta exposição passa a fazer parte da programação do que estamos chamando de Ano Niemeyer. Hoje, completam-se 10 anos sem Oscar Niemeyer, meu avô, e dia 15 completam 115 anos de seu nascimento. Então, são duas datas importantes e por isso vemos a necessidade de celebrar. Estou muito emocionado e contente com esse reconhecimento”, disse.

O presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul (CAU-RS), Tiago Roltzman da Silva, parabenizou a iniciativa.

“Desejo que seja um sucesso e que possamos ampliar e divulgar esta grande obra da arquitetura do Rio Grande do Sul”, afirmou.

Ao final das declarações, o curador da exposição, Rodrigo Marroni, efetuou a entrega do projeto digitalizado ao bisneto de Oscar Niemeyer.

A mostra na AMRIGS tem 23 plantas inéditas assinadas, uma maquete e um tour virtual 3D realizados a partir do projeto original e produzidos especialmente para a ocasião. Os visitantes podem contemplar também um grande painel informativo com fotografias e trechos de jornais da época, assim como objetos e uma linha do tempo ilustrativa com algumas obras icônicas.

A exposição “À Frente do Tempo – Oscar Niemeyer” é promovida pela Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS) em parceria com o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul (CAU-RS).

Palestra

A programação segue nesta terça-feira (06/12) com a palestra gratuita “O Traço de Niemeyer”, na sede da AMRIGS, com o arquiteto Paulo Niemeyer. O evento presencial é aberto ao público e inicia às 19h30min. As inscrições podem ser feitas aqui.

Fonte: Marcelo Matusiak
Fotos: Marcelo Matusiak e Ana Carolina Lopes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira outras notícias

plugins premium WordPress