Evento promovido pela AMRIGS com ex-ministro Alceni Guerra conta histórias e lições inspiradoras da criação do SUS

Notícias

Categoria:

Compartilhar:

publicada em

Evento promovido pela AMRIGS com ex-ministro Alceni Guerra conta histórias e lições inspiradoras da criação do SUS

Conversa com médico Alceni Guerra foi transmitida em evento promovido pela Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS)

Bastidores da criação do Sistema Único de Saúde (SUS) e reflexões atuais fizeram parte do evento realizado pela Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS), com o superintendente do IBSAÚDE, pediatra, escritor e ex-Ministro da Saúde, Dr. Alceni Guerra. A conversa, conduzida pelo presidente da AMRIGS, Gerson Junqueira Jr, foi realizada no Teatro AMRIGS de forma híbrida, com os palestrantes presentes no palco respeitando o distanciamento e um número restrito de convidados na plateia. Ao mesmo tempo, foi transmitida de forma online pelos canais da AMRIGS.

O médico é autor de duas obras literárias “SUS Nosso de Cada Dia: Memórias de um Martim Pensador” e “Comentários à Lei Orgânica da Saúde (LOS): Leis n. 8.080/90 e 8.142/90; Trinta Anos da Lei”, o segundo composto junto com Bárbara Mendonça Bertotti e Silvio Guidi. Durante sua fala, Alceni Guerra recordou momentos que inspiraram a criação do SUS.

“A criação do SUS esteve ligada a um dos mais importantes artigos presentes em nossa Constituição: “A Saúde é um direito de todos e obrigação do estado”. Foi a partir dessa premissa que foi elaborado o Sistema Único de Saúde. Fico muito orgulhoso dessa trajetória. Foram princípios que seguimos a partir da experiência na 8a edição da Conferência Nacional da Saúde. O primeiro, foi a universalidade, ou seja, o SUS é para todos. O segundo princípio é da equidade, seja rico ou pobre, o paciente recebe os mesmos tratamentos, cirurgia e remédios. O terceiro, é o da integralidade. Dar o máximo possível da ciência para cada um”, contou.

Provocado a relatar a vivência no passado com ações de vacinação, Alceni Guerra, recordou momentos de resistência, mas que foram superados com sucesso.

“Na minha primeira reunião, em 1990, com secretários da saúde, solicitei que as vacinas de crianças fossem inseridas no mesmo processo de imunização em gotinhas. Temiam que o fato de serem aplicadas com agulhas fosse atrapalhar as campanhas. Criamos o sistema nacional de multivacinação. Treinamos três milhões de pessoas para aplicar vacinas no Brasil inteiro e somos reconhecidos mundialmente por isso”, relatou.

Médicos e autoridades na área da saúde, participaram da conversa como convidados no palco. Entre eles estiveram o diretor médico do Hospital São Francisco da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, Dr. Fernando Antônio Lucchese; o secretário da Saúde de Porto Alegre e Presidente do Conselho de Representantes da Associação Médica do Rio Grande do Sul – AMRIGS, Dr. Mauro Sparta Fett de Souza; o médico, ex-Deputado Federal e mediador do evento, Dr. Germano Bonow; o secretario de Saúde de Canoas e Presidente do Conselho dos Secretários Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul – COSEMS/RS, Maicon Lemos; o gestor de Produtos e Marcas, Luis Thomas Graeff e o secretário de administração e planejamento de Porto Alegre, representando o prefeito municipal, André Barbosa. Ao final, Alceni Guerra manifestou sua grande satisfação pelo sucesso que a obra tem tido com exemplares esgotados em diversos pontos.

“Eu espero que o livro seja uma inspiração que querem fazer da política uma marca de vida”, finalizou.

Os livros estão disponíveis para compra aqui

Fonte: Marcelo Matusiak
Fotos: Ana Carolina Lopes e Marcelo Matusiak

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira outras notícias

plugins premium WordPress