Notícias

Categoria:

Compartilhar:

publicada em

Estreia no Brasil do filme “Undiagnosed” indaga o desafio das condições médicas não identificadas

Em homenagem ao Dia Mundial das Doenças Raras, comemorado anualmente no último dia do mês de fevereiro, a Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS) participou de uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Genética Médica e Genômica (SBGM), que trouxe ao país uma oportunidade ímpar de reflexão e conscientização com o lançamento exclusivo no Brasil do filme-documentário “Undiagnosed – Sem Diagnóstico”. 

Produzido nos Estados Unidos e laureado com nove prêmios, o filme foi selecionado em 25 festivais de cinema em sete países, e agora desembarca no território brasileiro para debater uma questão frequentemente negligenciada: as enfermidades não diagnosticadas.

“Ao compartilhar essas histórias, buscamos não apenas conscientizar, mas também inspirar ações concretas para melhorar o acesso ao diagnóstico e tratamento para pacientes com doenças raras”, destaca a presidente da SBGM, Dra. Ida Vanessa Doederlein Schwartz. 

O evento de exibição aconteceu na noite do dia 27 de fevereiro em seis capitais além de Porto Alegre: São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, Belém e Salvador. No município gaúcho, a estreia aconteceu no Espaço Banrisul de Cinema – Cinemateca Paulo Amorim, na Casa de Cultura Mario Quintana, e contou com a presença do presidente da AMRIGS, Dr. Gerson Junqueira Jr.

Para ampliar ainda mais o debate, a SBGM realizará hoje, dia 28 de fevereiro, um bate-papo especial com a criadora e diretora do filme, Dra. Katia Moritz. Este evento será gratuito e aberto ao público, e proporcionará uma oportunidade singular para compreender os desafios enfrentados por pacientes e suas famílias.

Fonte: ASCOM SBGM | Thainá Borelli – ASCOM AMRIGS

Foto: SBGM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira outras notícias

plugins premium WordPress