Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS) contará com o apoio da Secretaria Estadual de Saúde (SES) para a realização de palestras
Dois temas em áreas distintas da saúde e de relevância para sociedade ganham reforço com parceria firmada entre a Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS) e a Secretaria Estadual de Saúde (SES). Um deles é o uso indiscriminado de agrotóxicos nos alimentos que resulta em sérios problemas de saúde na população. O outro diz respeito às preocupantes taxas de suicídio no estado do Rio Grande do Sul. O objetivo é ampliar o debate sobre esses temas junto à população gaúcha nas edições das Caravanas que a entidade médica promove. O acordo foi oficializado em reunião realizada na última quinta-feira (1º/06) na sede da SES.
– A Caravana AMRIGS tem como objetivo ampliar o conhecimento dos profissionais da saúde e da população em geral, apresentando palestras com o intuito de promover melhorias nas condições sociais dos municípios gaúchos. Diante das estatísticas alarmantes relacionadas ao suicídio e às consequências do uso indiscriminado de agrotóxicos no RS, vimos a necessidade de aumentar estes debates- declarou o presidente da AMRIGS, Alfredo Floro Cantalice Neto.
Reunião oficializou a parceria entre AMRIGS e Secretaria Estadual
de Saúde (Assessoria de Comunicação da SES)
O secretário estadual de Saúde, João Gabbardo dos Reis, afirmou que o órgão público compartilhará com a AMRIGS as estruturas de logística e, também, disponibilizará palestrantes para a realização das Caravanas. Esta parceria garantirá a ampliação da discussão dos temas com mais recursos e com maior eficácia.
Fizeram-se presentes na reunião, ainda, a gerente de defesa profissional da AMRIGS, Maria da Graça Schneider; a diretora e a médica do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS), Marilina Bercini e Virgínia Dapper, respectivamente, e o coordenador da saúde mental no Estado, Luiz Carlos Illafont Coronel.