Dom Pedrito celebra marco histórico na medicina com a realização da Caravana Digital AMRIGS

Notícias

Categoria:

Compartilhar:

publicada em

Dom Pedrito celebra marco histórico na medicina com a realização da Caravana Digital AMRIGS

Evento trouxe importantes nomes de especialidades cirúrgicas diversas que debateram a retomada das cirurgias eletivas no Rio Grande do Sul

A repercussão no meio médico da Caravana Digital AMRIGS foi positiva não só para o município de Dom Pedrito, mas para toda a região. O evento realizado pela Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS) de forma híbrida fez um alerta para os riscos do represamento de cirurgias eletivas na Pandemia. A transmissão foi feita online na noite de terça-feira (15/06) com os palestrantes falando diretamente da Cooperativa Pedritense de Médicos (COPERMED), na cidade de Dom Pedrito. A preocupação maior no debate foi com os prejuízos que essa medida causa à saúde da população, impactando em desfecho mais longo e invasivo de tratamento dos pacientes, tanto na saúde pública como na privada.

O delegado da Delegacia Seccional de Bagé do Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Sul, Rogério Riet Vargas Tomasi, ressaltou que no contexto estadual, representou muito para a cidade de Dom Pedrito, a realização de um evento deste porte.

“Jamais houve na história da medicina do município um evento de tamanha grandiosidade e nos orgulhamos muito de termos sido protagonistas junto com AMRIGS de uma atividade de tamanha envergadura e abrangência científica”, disse.

O médico também ressaltou a importância do tema que foi escolhido, tratando da retomada das cirurgias eletivas.

“Estamos vivendo uma época que, infelizmente, vai fazer parte da história da humanidade pelo quadro da pandemia jamais vivido. É uma pauta mundial, oportuna e muito presente na vida das pessoas. A retomada das cirurgias oncológicas, por exemplo, que foi bastante citada nos debates, exige que todos façam uma análise sempre muito ponderada, pois o médico sempre vai buscar o melhor para o paciente. Ao mesmo tempo que sabemos a importância dos procedimentos, queremos evitar ao máximo o crescimento do número de pessoas contaminadas, então são decisões nem um pouco fáceis de serem tomadas”, complementou.

A atividade reuniu, ao todo, sete instituições médicas: o Colégio Brasileiro de Cirurgiões – Capítulo do Rio Grande do Sul; a Sociedade de Cirurgia Geral do Rio Grande do Sul; a Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia – Regional RS; a Sociedade Brasileira de Mastologia; a Sociedade de Neurologia e Neurocirurgia do Rio Grande do Sul; a Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica; e a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica Regional do Rio Grande do Sul.

Caravana Digital AMRIGS

O projeto Caravana Digital AMRIGS ganha força a cada edição e tem o seu formato consolidado como um grande sucesso. O coordenador do Projeto e diretor da AMRIGS, João Rogério Bittencourt da Silveira, lembra que a iniciativa tem como objetivo central promover a interiorização das atividades médicas. No entanto, diante do quadro da pandemia, esta estratégia tem sido até mesmo ampliada.

“Por um lado houve a dificuldade de relação entre as pessoas. Por outro, criamos um novo formato que é o digital. Estamos tendo a finalidade atingida que é proporcionar o debate médico nas cidades do interior. Esta quarta edição que foi direcionada para região de Dom Pedrito, Bagé e Santana do Livramento uniu sociedades médicas, sociedades de especialidades e seccionais médicas. Estamos muito satisfeitos porque conseguimos fazer de uma forma híbrida, com a presença da AMRIGS na cidade e respeitando todos os protocolos atuais de prevenção da COVID, ao mesmo tempo que possibilitamos a participação de pessoas de todo o estado”, finalizou.

Fonte: Marcelo Matusiak
Fotos: Carol Duarte e Prefeitura Municipal de Dom Pedrito

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira outras notícias

plugins premium WordPress