Diretora da Associação Médica reforça atenção dos cuidados à Covid e necessidade de vacinação

Notícias

Categoria:

Compartilhar:

publicada em

Diretora da Associação Médica reforça atenção dos cuidados à Covid e necessidade de vacinação

O aumento da procura de pacientes com problemas respiratórios na última semana motivou a Prefeitura de Caxias do Sul a chamar a atenção da população para os cuidados sanitários para prevenir a Covid-19. A campanha ‘Te Cuida Caxias’ foi lançada ressaltando a coletividade.

A ginecologista Dilma Tessari, que é diretora superintendente da Unimed Nordeste-RS e diretora de Integração Social da Associação Médica do Rio Grande do Sul (Amrigs), destaca a importância de que sejam feitas as duas doses da vacina. Imunizadas, as pessoas ainda podem se contaminar, mas a maioria não terá sintomas graves.

Secretária municipal da Saúde de Caxias entre 2013 e 2016, Dilma Tessari reforça a necessidade de seguir à risca as recomendações de usar máscara corretamente, praticar o distanciamento e higienizar as mãos com frequência. A dirigente cita que, até agora, a pandemia nos ensinou a mudar rapidamente de rumo, porém, se uma nova onda do coronavírus for registrada, haverá muita dificuldade no atendimento à população.

A médica complementa que atualmente existe uma relativa estabilidade no número de novos casos de Covid, mas a ocupação de leitos clínicos e de UTIs segue elevada. Dilma Tessari opina que a situação é preocupante devido à nova cepa indiana, o que pode afetar ainda mais o sistema de saúde.

Ao mesmo tempo em que tenta conter o avanço da Covid, o Brasil enfrenta um cenário com a presença de muitas variantes em circulação. As mais preocupantes são a amazônica, conhecida como P.1; e a do Reino Unido (B.1.1). As duas são associadas à maior transmissibilidade. Desde a semana passada, três Estados (Pará, Maranhão e Ceará) investigam casos suspeitos da cepa indiana B.1.6.

Para tentar conter a entrada dessa variante, o Ministério da Saúde anunciou sábado (22) a criação de barreiras sanitárias em aeroportos, rodoviárias e grandes rodovias. O objetivo é testar o maior número de pessoas possível.

Ouça a entrevista aqui. 

Fonte: Departamento de Jornalismo/Rádio Caxias 93.5FM

Foto: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira outras notícias

plugins premium WordPress