Notícias

Categoria:

Compartilhar:

publicada em

De olho no futuro, jovens da comunidade São Pedro iniciam participação em programa social de preparação para o mercado de trabalho

Grupo de 15 moradores da comunidade integram a edição 2023 do Projeto Futurando, organizado pelo Instituto Vida Solidária junto à AMRIGS

Cada um com uma perspectiva de vida diferente, mas todos com o mesmo desejo: ter uma carreira profissional. O Instituto Vida Solidária deu início nesta terça-feira (04/04) a mais uma edição do Projeto Futurando.

As 15 vagas foram todas preenchidas. A cada encontro são organizadas ações que preparam os adolescentes para vagas de trabalho através do Programa Jovem Aprendiz. Para participar, o estudante precisa ter, no mínimo, 14 anos e estar regularmente matriculado e frequentando o Ensino Fundamental ou Médio. A prioridade é para aqueles que possuem renda familiar, per capita, de até meio salário mínimo.

“É um momento muito importante da vida deles. Ocorre uma transição da vida de criança para adolescência e vida adulta. Então, estamos aqui para ajudá-los nesse processo. Eles terão sua vida, cada um com seus sonhos de se sustentar, ter uma casa, um carro ou realizarem os seus desejos”, afirmou a coordenadora do IVS, Carmem Reis.

Os participantes possuem idade entre 14 e 21 anos. Nos próximos encontros, receberão acompanhamento até que consigam emprego. Uma das prioridades iniciais será regularizar a documentação para que todos estejam em dia com as necessidades de registros como Título de Eleitor, CPF e Carteira de Trabalho.

Henrique Almeida Campos, 17 anos, já havia participado no ano passado e por pouco não conseguiu se colocar em uma oportunidade de trabalho.

“Fui ajudado no ano passado no projeto e o meu desejo é que eu possa me desenvolver ainda mais, bem como os meus colegas. Cheguei a fazer duas entrevistas de emprego. Fiquei um pouco tenso, mas gostei. Só não consegui começar a trabalhar porque os horários não conciliaram com os meus estudos, mas quero conseguir logo”, contou.

A participação no projeto, para Luiz Henrique Sczesniak Machado, 16 anos, tem um significado importante na busca do primeiro emprego.

“Gostaria de trabalhar com informática. Fiz uma entrevista até agora e fiquei bastante nervoso. Quero ter o meu dinheiro para comprar minhas coisas e ajudar em casa”, disse.

Artur Heros Oliveira, 14 anos, participa há cerca de sete anos do Instituto Vida Solidária.

“Espero que o Futurando me ajude a alcançar um emprego e que eu tenha condições de ter o meu dinheiro. Quero ser alguém bom na vida. Queria poder, além de comprar minhas coisas, ajudar a pagar as contas de casa e ajudar a minha família”, contou.

Como parte da programação está prevista uma visita ao SENAC-RS, na qual os integrantes do programa vão participar de um encontro de aspirantes ao programa Adolescente Aprendiz, e também à Feira de Oportunidades SENAC, prevista para os dias 3, 4 e 5 de maio. Uma oficina para redação de currículos também está prevista.

Fonte: Marcelo Matusiak
Fotos: Marcelo Matusiak e Ana Carolina Lopes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira outras notícias

plugins premium WordPress