Na tarde deste sábado (25/05), o Departamento Universitário da Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS), promoveu o 10° Curso de Raciocínio Clínico. Os palestrantes foram o Diretor Científico da AMRIGS, Dr. Marcos Vinícius Ambrosini Mendonça, e a médica Vanessa Martins de Oliveira.
O evento iniciou com o tema “Como coletar do seu paciente as informações certas em menos de 10 minutos”, apresentado pelo Dr. Marcos Vinícius e seguiu com “Caso Clínico da Especialidade Medicina Intensivista”, exposto pela Dra. Vanessa. É muito importante que, no início da consulta, o médico deixe o paciente fazer o seu relato e não interrompa a sua linha de raciocínio. Segundo estudo realizado por W. Langewitz, 2 minutos é o tempo mínimo que o profissional deve permitir que o paciente fale. A média é de 16 segundos e, dessa forma, perde-se o raciocínio clínico, com a possibilidade de não obter o diagnóstico correto.
Marcadores de cordialidade do médico para com o paciente como contato visual, cumprimentos, sorriso e a revisão das próprias emoções ajudam a passar tranquilidade e auxiliam na coleta de informações. Também é necessário evitar a linguagem científica e adaptá-la para a idade, nível intelectual e de educação de quem está consultando, além de passar uma receita legível, se preciso.
De acordo com Dr. Marcos, “médico e paciente tem visões diferentes do mesmo momento, mas ambos estão com o nível de ansiedade alto. O médico está concentrado em coletar as informações corretas para obter um diagnóstico preciso e o paciente está interessado em transmitir toda a sua situação”. Para Dra. Vanessa, as sessões de raciocínio clínico são muito importantes para troca de experiências e ampliação do aprendizado.
Fonte: Ana Carolina Lopes/AMRIGS
Foto: Ana Carolina Lopes/AMRIGS
Inscreva-se no formulário ao lado e receba novidades sobre eventos, notícias e muito mais!
Telefone: (51) 3014-2001
E-mail: amrigs@amrigs.org.br
Av. Ipiranga, 5311 - Porto Alegre/RS
CEP: 90610-001
©2024 - AMRIGS - Associação Médica do Rio Grande do Sul. Todos os direitos reservados.