Notícias

Categoria:

Compartilhar:

publicada em

Congresso Brasileiro de Mastologia evidencia a importância da conscientização sobre o câncer de mama e os direitos da população feminina

Abertura do evento destacou a atenção para o protocolo de atendimento público em casos de câncer de mama e o lançamento da Carta de Porto Alegre, documento que será enviado ao Ministério da Saúde

Na tarde desta quinta-feira, 11 de abril, no Centro de Eventos do Barra Shopping Sul ocorreu o 26º Congresso Brasileiro de Mastologia e o encontro que enfatizou o protocolo de atendimento público de combate ao câncer de mama e o lançamento da Carta de Porto Alegre, material produzido durante o 2º Fórum Saúde da Mulher, através de diversos encontros entre médicos e voluntários, com o apoio de entidades como a Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS), que sediou as reuniões; Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM); Conselho Federal de Medicina (CFM) e o Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio Grande do Sul (CREMERS). Ao longo de 7 meses, o grupo se dedicou a propor soluções para aprimorar o atendimento e reduzir a mortalidade do câncer de mama no Brasil.

O documento tem como principal objetivo ressaltar a importância do cumprimento de leis cruciais contra a doença, como a garantia do início do tratamento em até 60 dias após o diagnóstico e a reconstrução imediata da mama e a mama contralateral.

Dr. José Luiz Pedrini, mastologista e presidente do 2° Fórum Saúde da Mulher, ressaltou uma das possíveis medidas para o protocolo de atendimento, em frente a um desafio.

“A verdade é que nós temos uma dificuldade de gerenciamento de consultas. A solução é que a unidade de saúde fará contato direto com o usuário. Vamos evitar os caminhos intermediários. Essa é a ideia”.

A jornalista Cristina Ranzolin, que já venceu o câncer de mama, deu um depoimento marcante.

“O SUS muitas vezes pode sim, ser bom, dar chances a muitas mulheres, mas outras vezes os diagnósticos e os tratamentos demoram. Nós precisamos ajudar essas mulheres e foi para isso que foi redigido, então, esta Carta de Porto Alegre”.

A AMRIGS foi representada no evento de abertura pela Dra. Dilma Tessari, diretora de Integração Social da AMRIGS e especialista em Ginecologia e Obstetrícia, atuando, durante sua carreira, no cuidado com a saúde da mulher.

De acordo com a médica, o fato de a capital gaúcha receber este evento nacional é muito importante, por priorizar o tom científico e por ser um dos propósitos da AMRIGS: atuar nos protocolos da Medicina, compactuando com o objetivo do Congresso, ao levar o conhecimento, a ciência e o senso de prevenção para todos os médicos do Brasil.

A abertura oficial contou ainda com a presença do prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo; do secretário da Saúde de POA, Fernando Ritter; e por representantes de entidades médicas: Dr. Florentino Cardoso, conselheiro do CFM e ex-presidente da Associação Médica Brasileira; Dr. Eduardo Trindade, presidente do Conselho Regional de Medicina do RS; e Dra. Tatiana Della Giustina, também conselheira do CFM.

Fonte: Matheus Degrazia/ASCOM AMRIGS
Fotos: Matheus Degrazia/ASCOM AMRIGS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira outras notícias

plugins premium WordPress