O movimento conhecido como Outubro Rosa tem o objetivo de estimular a população a lutar contra o câncer de mama. Neste período, a Secretaria da Saúde (SES/RS) procura enfatizar que a prevenção, especialmente com a realização de mamografia, é a melhor forma de atacar o problema. Identificar pequenas lesões pode levar a tratamentos com alto índice de cura. O Câncer de mama é o tumor mais frequente entre mulheres no Rio Grande do Sul. Em 2019 estão previstos 5.110 novos casos, estimam especialistas.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda mamografia e rastreamento – aplicação de testes ou exames em uma população aparentemente saudável a fim de identificar lesões sugestivas – para mulheres de 50 a 69 anos a cada dois anos. Atualmente, no Estado, são realizados 1,3 milhão de rastreamentos e feitos 308.187 exames por ano. O RS conta com 208 mamógrafos disponíveis para o Sistema Único de Saúde (SUS) que, atuando em sua capacidade máxima, disponibiliza 1.385.018 exames/ano.
Há ainda um aumento gradativo de procedimentos diagnósticos (ecografia mamária e mamografia), bem como de tratamentos, incluindo cirurgias oncológicas das mamas, tratamentos quimioterápicos e cirurgias de reconstrução, entre eles próteses de mamas.
Mais de 50% das mulheres com disgnóstico recebem o primeiro tratamento de sua patologia em prazo inferior a 30 dias. A SES/RS considera a necessidade de otimizar este acesso. Para isto, tem intensificado mecanismos de controle por meio de sistemas de monitoramento.
Fonte: SES/RS
Foto: Divulgação SES/RS
Inscreva-se no formulário ao lado e receba novidades sobre eventos, notícias e muito mais!
Telefone: (51) 3014-2001
E-mail: amrigs@amrigs.org.br
Av. Ipiranga, 5311 - Porto Alegre/RS
CEP: 90610-001
©2024 - AMRIGS - Associação Médica do Rio Grande do Sul. Todos os direitos reservados.