Caminhada alerta para conscientização da doença de Parkinson

Notícias

Categoria:

Compartilhar:

publicada em

Caminhada alerta para conscientização da doença de Parkinson

Mobilização ocorreu no domingo (10/04) no Parque da Redenção e a programação continua na segunda-feira com palestras

O domingo de sol levou centenas de pessoas ao Parque da Redenção e, além do passeio, muitos tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o importante trabalho de conscientização sobre a Doença de Parkinson. A concentração da ação promovida pela Associação de Parkinson do Rio Grande do Sul (APARS), em parceria com a Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS), foi às 10h no Monumento ao Expedicionário e, após, o grupo seguiu em caminhada pelo interior do parque. Segundo a coordenadora da ação e presidente da APARS, Neusa Chardosim, é importante vencer barreiras e preconceitos ainda existentes.

“Queremos que as pessoas percam o preconceito que ainda é muito presente. Através da Associação de Parkinson do Rio Grande do Sul com todo apoio da AMRIGS queremos motivar as pessoas a se tornarem mais conscientes, saírem para rua e vencerem os seus medos. Somos todos voluntários. Temos neuropsicóloga, advogados, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, médicos neurologistas entre outros lutando pela mesma causa”, disse.

Hoje, 11 de abril, é o Dia Estadual e Mundial da Conscientização da Doença do Parkinson. Foram realizadas na AMRIGS, palestras e debates com médicos e profissionais de outras áreas da saúde envolvidos no tratamento. A programação, que iniciou às 14h, abordou temas como fonoaudiologia, fisioterapia, neurocirurgia e neurologia clínica, e inclusive aspectos jurídicos. Para terça-feira (12/04) está prevista uma oficina sobre higiene bucal para os pacientes na AMRIGS.

A Associação Parkinson do Rio Grande do Sul presta apoio a pacientes, familiares e cuidadores. Tem como missão realizar ações para garantir a obtenção da melhor assistência para pacientes incluindo atendimento médico, fonoaudiológico, fisioterápico, psicológico e nutricional. O contato pode ser feito através do site www.apars.org.br

Fonte: Marcelo Matusiak
Fotos: Gracielle Balsan e Marcelo Matusiak

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira outras notícias

plugins premium WordPress