Emilly tem três dias de vida e já aproveita os benefícios do leite materno. No colo da mãe, curte o aconchego do momento da amamentação, sem perceber o movimento ao redor. Na quarta-feira, 29, Emilly e a mãe, Denise, participaram do encerramento do Agosto Dourado no Hospital Materno Infantil Presidente Vargas (HMIPV), na companhia de outras 11 mães e bebês. O evento ocorreu no alojamento conjunto, 8º andar, e contou com apresentação do coral formado por profissionais da instituição.
Mitos e verdades a respeito da amamentação, orientações, cursos, debates e mamaço coletivo integraram a programação do mês símbolo do incentivo à amamentação, confirmando o padrão ouro de qualidade do leite materno na saúde e nutrição. Para reforçar a importância e as vantagens do aleitamento materno aos bebês, a instituição intensificou as ações educativas com pais e a equipe multiprofissional nos diversos setores do hospital. As ações foram coordenadas pelo Comitê de Aleitamento Materno e residência multiprofissional do HMIPV.
A coordenadora de enfermagem do alojamento conjunto, Cristiane Alcay, destaca o reforço das atividades desenvolvidas no dia a dia do hospital durante o mês. “Nas rodas de conversa, abordamos as dúvidas mais frequentes das mães no início da amamentação, dificuldades, importância do aleitamento materno exclusivo e da livre demanda”, comenta, sem esquecer questões mais técnicas, como a posição do bebê. Além disso, procuram envolver a família para dar suporte à puérpera, que também precisa ser cuidada. “Tentamos orientar ao máximo as mães durante a passagem no hospital, no intuito de que se sintam mais seguras na hora de voltar para casa”, diz Cristiane.
Mesmo assim, se tiverem dúvidas, podem retornar ao hospital, que possui um banco de leite onde terão suporte e mais orientações. “Entre as explicações, a equipe do banco de leite orienta como fazer ordenha manual, para que a mãe não fique com a mama cheia ou ingurgitada, evitando problemas de mastite e fissura”, afirma a coordenadora do setor, nutricionista Angelita Matias. O local recebe doações para suprir as necessidades dos bebês prematuros internados na neonatologia. Mães que estão amamentando, com excesso diário de leite (mínimo em torno de 50ml), clinicamente saudáveis e residentes em Porto Alegre podem ser doadoras. Basta entrar em contato com o banco de leite do HMIPV, que fica na avenida Independência, 661, telefone 3289-3334.
Instituição que atende pelo Sistema Único de Saúde, o HMIPV detém o título da Iniciativa Hospital Amigo da Criança, conferido pelo Ministério da Saúde desde o ano 2000, por adotar ações de promoção, proteção e incentivo ao aleitamento materno. Entre os setores, o hospital conta com banco de leite humano, alojamento conjunto, estimulando o contato precoce entre mãe e bebê, e o método canguru, que mantém o bebê recém-nascido prematuro pele a pele com a mãe.
Agosto Dourado – O Mês do Aleitamento Materno foi instituído no Brasil em 2017, com a Lei 13.435/2017. Nesse período, se intensificam ações de consciência e esclarecimento sobre a importância do aleitamento materno, como realização de palestras e eventos, encontros com a comunidade, ações de divulgação em espaços públicos e iluminação ou decoração de espaços com a cor dourada.