Arte cemiterial é tema de palestra na AMRIGS

Categoria:

Compartilhar:

publicada em

Arte cemiterial é tema de palestra na AMRIGS

A Associação Médica do Rio Grande do Sul realizou, na segunda-feira,  11 de novembro, a vigésima quarta Reunião do Projeto Amparo, em que Arnoldo Walter Doberstein proferiu uma palestra com o tema “A Arte Cemiterial de Porto Alegre, Buenos Aires e Montevidéu: Um Estudo Comparativo”.

O palestrante foi apresentado pelo Dr. Varo Duarte, coordenador do Projeto Amparo. Após, o professor apresentou e explicou as estatuárias da arte cemiterial da capital gaúcha, principalmente do Cemitério da Santa Casa de Misericórdia. Comparou, através de dados e metodologia por ele construída, com as do Cemitério Central de Montevidéu, no Uruguai,      e do Cemitério da Recoleta, em Buenos Aires, Argentina.

Arnoldo analisou também as visões dos vivos perante a morte através das ornamentações contidas nos cemitérios. Além de outros estilos, ou tipologias como preferiu chamar, destacam-se algumas ornamentações que celebram a biografia do falecido, ou seja, celebram a vida através de memória e recordação. Outros traços comuns encontrados foram os sentimentais, o erotismo e os religiosos.

Clube de Viagem

A partir do mês de novembro, toda última segunda-feira será preenchida com o Clube de Viagem, a partir das 17h. Dia 25, o Dr. José Valdaí de Souza inicia o ciclo de palestras contando como foram os dois meses de viagem nas áreas do antigo império mongol, no extremo oriente asiático, na palestra “Pelo Império de Gengis Khan”. A presença pode ser confirmada até o dia 22 de novembro (sexta-feira), com Núbia Barcellos através do telefone (51) 3014-2034.

O projeto

A AMRIGS, através do Projeto Amparo, realiza encontros mensalmente (nas segundas segundas-feiras) com os associados que acumularam bagagem profissional e cultural ao longo do tempo e que podem compartilhar essas experiências com os demais interessados. O Dr. Varo Duarte é o coordenador do Projeto e tem como secretária Núbia Barcellos, que articula o processo de organização das palestras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira outras notícias

plugins premium WordPress