Notícias

Categoria:

Compartilhar:

publicada em

AMRIGS promove debate acirrado entre chapas para eleições do SIMERS 

Candidatos apresentaram propostas em evento transmitido ao vivo pelo canal da Associação no YouTube

Representar e defender os interesses da classe médica, lutar por melhores condições de trabalho, valorizar a profissão e aprimorar as políticas de saúde são algumas das atribuições históricas do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (SIMERS). Nesse contexto, o auditório da Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS) recebeu, na noite de terça-feira, 26 de novembro, o debate entre as três chapas concorrentes às eleições para a gestão 2025-2027 do Sindicato. Mediado pelo jornalista Guilherme Baumhardt, o evento promovido pela AMRIGS proporcionou aos médicos gaúchos a oportunidade de conhecer as propostas das chapas: “SIMERS Forte”, liderada pelo Dr. Fernando Uberti; “SIMERS de Verdade”, sob a liderança do Dr. Marcelo Matias; e “SIMERS Com Você”, representada pelo Dr. Edson Prado Machado.

Transmitido ao vivo pelo canal da AMRIGS no YouTube, a disputa contou com discussões intensas sobre o processo eleitoral, permitindo que os candidatos apresentassem suas ideias e prioridades. O debate proporcionou um diálogo abrangente sobre os desafios e perspectivas para a Medicina no Rio Grande do Sul.

“O compromisso da AMRIGS é com a transparência e o fortalecimento da classe médica. Agradecemos a confiança de todos os envolvidos. A Associação Médica tem a honra de sediar o primeiro e único debate do SIMERS. Queremos ouvir, conhecer as plataformas, entender as propostas e, principalmente, estimular o contraditório entre as chapas. Dessa forma, poderemos fazer a melhor escolha possível, sempre pensando no futuro da nossa profissão”, ressaltou o presidente da AMRIGS, Dr. Gerson Junqueira Jr.

Formato do debate

A dinâmica foi estruturada em quatro blocos, incluindo perguntas formuladas pela AMRIGS e por demais entidades médicas, interações diretas entre os candidatos e considerações finais. Sociedades de Especialidades como a Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul, a Sociedade de Cardiologia do Rio Grande do Sul (SOCERGS) e a Sociedade de Anestesiologia do Rio Grande do Sul (SARGS) contribuíram, também, com a formulação dos temas.

Abertura de Faculdades de Medicina

O presidente da AMRIGS, Dr. Gerson Junqueira Jr., iniciou o debate com uma questão crucial sobre a proliferação indiscriminada de faculdades de Medicina, o que compromete a qualidade do ensino médico. Os candidatos à liderança do SIMERS se posicionaram sobre o tema.

“A discussão sobre uma prova de proficiência para médicos tornou-se imprescindível, especialmente em razão da forma como muitas faculdades foram abertas nos últimos anos, frequentemente sem critérios claros e, muitas vezes, por decisão judicial”, afirmou Marcelo Matias.

Fernando Uberti declarou: “Há um consenso entre as entidades médicas de que a abertura desordenada de faculdades de Medicina é inaceitável. Essa posição, defendida pela gestão anterior, será mantida por nós, caso sejamos eleitos. A atuação nacional será crucial.”

Edson Prado Machado destacou a importância de garantir o cumprimento das leis já existentes: “Não é necessário criar um novo Projeto de Lei para a abertura de faculdades. Em 2013, lutamos pela definição de regras claras durante o Programa Mais Médicos, e hoje o que devemos fazer é assegurar que a legislação vigente seja cumprida.”

Os candidatos também comentaram temas como a concentração de mercado, a verticalização e a prática da “pejotização” no setor médico. Além disso, reforçaram a necessidade de retomar um Plano de Carreira para os profissionais de saúde no setor público. No bloco seguinte, os concorrentes continuaram o debate com perguntas entre si, gerando discussões acirradas entre as chapas.

Ao final, o vice-presidente da AMRIGS, Dr. Paulo Morassutti, fez um agradecimento às três chapas concorrentes, salientando a importância do debate para que os médicos tenham embasamento para a melhor tomada de decisão.

Como será a eleição

A votação ocorrerá de forma online no dia 28 de novembro, entre 8h e 22h. Os associados do Sindicato aptos a votar são aqueles que atualizaram seus dados cadastrais até 28 de setembro de 2024.

A íntegra do debate pode ser conferida no canal da AMRIGS no YouTube através do link: https://youtube.com/live/OxjFg7lMY5k  

Resultado

No dia 28 de novembro, o Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (SIMERS) divulgou o resultado da eleição, que teve como vencedora a chapa 2, com o Dr. Marcelo Matias como novo presidente.

Dos 13 mil associados aptos a votar, o total de votos foi de 5.592, sendo 2.558 para a Chapa 2, 2.262 para a Chapa 1, e 634 para a Chapa 3.

Fonte: Marcelo Matusiak

Fotos: Marcelo Matusiak e Leonardo Radde/ASCOM AMRIGS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira outras notícias

plugins premium WordPress