A Sessão Solene foi repleta de homenagens emocionantes de representantes e vereadores.
A Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS) recebeu um convite especial para presenciar a homenagem pelo aniversário de 128 anos do Corpo de Bombeiros do RS e também pelo Dia Nacional do Bombeiro Militar, data comemorada no dia 2 de julho. A celebração em questão foi organizada pela vereadora Mônica Leal, e aconteceu nesta quinta-feira, dia 06 de julho, na Câmara Municipal de Porto Alegre.
Durante o evento, prestaram suas homenagens à data o presidente da Câmara, vereador Hamilton Sossmeier, as vereadoras e parceiras da AMRIGS Mônica Leal e Comandante Nádia, e o representante do Corpo de Bombeiros Coronel Claiton Fernando Marmitt.
Para dar início a cerimônia, Hamilton Sossmeier agradeceu os presentes e destacou a importância de um Corpo de Bombeiros eficiente como o do Rio Grande do Sul para toda a população do estado.
“Parabenizamos centenas de homens e mulheres que, com coragem e determinação, doam suas vidas para proteger as nossas”.
A proponente do evento, Mônica Leal, retomou histórias e lutas em prol da segurança pública suas e do seu pai, Coronel Pedro Américo Leal, falecido em 2016, que foi um dos responsáveis por estruturar a sub-estação do Corpo de Bombeiros juntamente com a Prefeitura Municipal de Porto Alegre. Além disso, relembrou a recente tragédia causada pelo ciclone extratropical no dia 16 de junho.
“Mais de duas mil vidas foram salvas por conta desses homens e mulheres que fazem parte da corporação. O Corpo de Bombeiros é assim, está sempre pronto para entrar em ação quando a população pede socorro”.
Além do desastre citado, Mônica recordou outros casos marcantes, como os incêndios da Boate Kiss e do Mercado Público, que aconteceram no ano de 2013, e também o incêndio no prédio da Secretaria de Segurança Pública em 2021. Para concluir sua fala, refletiu sobre o Corpo de Bombeiros ser uma inspiração para a geração atual.
A vereadora Comandante Nádia também prestou sua homenagem em memória de dois colegas que perderam suas vidas na fatalidade acontecida no prédio da Segurança Pública, tenente Deroci de Almeida da Costa e sargento Lúcio Ubirajara de Freitas Munhoz, e reforça:
“Quando todos fogem do perigo, quando fogem do fogo, do ciclone, são vocês bombeiros que vão ao encontro daquilo que a população mais teme”.
Ao final, Mônia Leal realizou a entrega do Diploma de Homenagem aos 128 anos do Corpo de Bombeiros Militar do RS para o representante coronel Claiton Fernando Marmitt que, emocionado, declarou a data de ontem ser um “dia histórico”, pela homenagem e também pelo recebimento do primeiro helicóptero da história Corpo de Bombeiros, cuja entrega foi realizada ontem pela manhã, podendo ser usado em operações de buscas, salvamento e resgate. Em sua declaração, também destacou as 102 mil ocorrências feitas no ano de 2022 e confessa:
“Cada vida que nós salvamos, podemos multiplicar pelo menos por dois, três, quatro, porque quando se perde uma vida, o núcleo familiar também se perde”.
Na cerimônia também estavam presentes o general Antônio Miotto, comandante militar do Sul; o coronel Mário Ikeda, comandante da Brigada Militar; e representantes do Grupo de Operações Especiais.
Fonte: Thainá Borelli | ASCOM AMRIGS
Fotos: Ana Carolina Lopes e Thainá Borelli
Inscreva-se no formulário ao lado e receba novidades sobre eventos, notícias e muito mais!
Telefone: (51) 3014-2001
E-mail: amrigs@amrigs.org.br
Av. Ipiranga, 5311 - Porto Alegre/RS
CEP: 90610-001
©2024 - AMRIGS - Associação Médica do Rio Grande do Sul. Todos os direitos reservados.